Publicidade

Ford deve lançar furgão elétrico ou híbrido no Brasil em breve

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Setembro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/Ford
Divulgação/Ford
Tudo sobre Ford

A Ford confirmou que irá trazer a Ford Transit para o Brasil, um de seus principais carros comerciais vendidos globalmente. O diferencial, porém, é que a montadora planeja importar não apenas as variantes a combustão, mas também as eletrificadas, já que essa estratégia faz parte dos planos de expansão da marca no segmento de veículos elétricos e híbridos globalmente.

Em anúncio realizado nesta semana, a montadora revelou a criação da Divisão de Veículos Comerciais no Brasil, que vai atuar como parte da nova organização global Ford Pro, dedicada ao segmento profissional. Esse setor dentro da empresa será responsável por administrar os vindouros veículos comerciais vendidos aqui, o que engloba as possíveis variantes eletrificadas da Transit.

Caso essa estratégia seja confirmada, o Brasil pode receber a Transit Custom Plug-in Hybrid, que une uma bateria de 13,6 kWh e um motor elétrico de 126 cv de potência e 36,1 kgfm de torque a um propulsor 1.0 EcoBoost. Nessa variante, o furgão pode percorrer mais de 500 quilômetros, sendo que 56km apenas no modo zero emissão, o suficiente para o uso em entregas regionais e urbanas, além do transporte de passageiros, a depender da configuração interna.

Continua após a publicidade

Já a versão elétrica tem uma autonomia menor, mas é bem mais forte e ágil. Segundo a montadora, a e-Transit conta com uma bateria de 67 kWh e motor elétrico de 270 cv e 43,8 kgfm. A autonomia, por sua vez, é de até apenas 202 quilômetros, o que a restringe para uso estritamente urbano. Tanto a versão 100% elétrica quanto a híbrida plug-in já foram lançadas nos Estados Unidos.

A Ford não deu detalhes técnicos da Transit a combustão, que será fabricada no Uruguai e vai atender toda a América Latina.

Conectada

Continua após a publicidade

Mesmo na versão a combustão, a nova Ford Transit será bem tecnológica e conectada. Esse furgão é o primeiro a vir com um modem embarcado, o FordPass Connect, que, aliado a um app de celular, agiliza os serviços dos usuários e dá informações do veículo em tempo real, como o status geral e localização, além de enviar comandos remotos como partida, climatização e travamento das portas.

Outra função importante é o alerta de modos de falha. O modem embarcado trabalha conectado com todos os sistemas eletrônicos da Transit e pode identificar mais de 3 mil modos de falha, desde falta de água no reservatório do limpador de para-brisa ou pneu descalibrado, por exemplo, até variações no desempenho do motor. Além de gerar um alerta no celular, ele orienta o que é preciso fazer para corrigir o problema.

A Ford não confirmou a data de lançamento e os preços da Transit, mas deve fazer isso e confirmar a chegada dos modelos eletrificados ao Brasil em breve.

Fonte: Ford, Inside EVs