Flores podem manchar o carro? Veja dicas para cuidar da pintura automotiva
Por Danielle Cassita |

Um vídeo curioso viralizou no TikTok ao mostrar veículos brancos cobertos por manchas coloridas, que teriam sido causadas pelas pétalas de flores. As imagens parecem ter sido capturadas na China e chamam a atenção pela aparência inusitada dos carros.
- Radar campeão de multas em São Paulo em 2024 mantém "recorde" em 2025
- 10 pontos que mostram se vale a pena comprar uma Brasília antiga
No vídeo, é possível ver pessoas intrigadas pela cena — algumas, inclusive, esfregeram a pintura do carro com os dedos para tentar remover as manchas, sem sucesso.
A cena chamou a atenção não apenas pela aparência curiosa dos veículos, mas também por acender um alerta sobre como a pintura automotiva pode ser facilmente danificada por fatores naturais.
Não pense que as flores e folhas das árvores são as únicas que podem acabar com a pintura do carro — na verdade, até a chuva pode causar problemas.
É que a chuva ácida tem comopostos como nitrogênio e enxofre que, juntos, podem atacar a pintura. O fenômeno ocorre principalmente nos grandes centros urbanos.
Para te ajudar a cuidar da pintura do carro, o CT Auto preparou algumas dicas simples, que vão te ajudar a conservá-la melhor no dia a dia.
Vamos lá?
1. Cuidado na hora de estacionar
Evite parar o carro sob árvores, porque a seiva, flores e até fezes dos passarinhos são altamente ácidos e podem danificar o verniz.
Em situações mais críticas, capas automotivas podem ajudar, mas o uso destes itens exige atenção para evitar o superaquecimento do veículo.
2. Fuja da exposição ao sol
Sempre que possível, estacione o carro em locais cobertos ou sombreados.
O motivo? A exposição constante ao ultravioleta da luz solar acelera o desbotamento e tira o brilho da pintura.
3. Lave com os produtos certos
A limpeza semanal é recomendada, mas só se for com produtos específicos para automóveis. Por isso, nada de detergentes comuns e sabão não neutro.
Outra dica: é importante sempre secar bem o veículo após a lavagem para evitar manchas permanentes na pintura.
Leia também:
- 5 erros que você comete com o câmbio manual e nem sabia
- Jeep joga preços no chão para zerar estoque da linha Commander
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?