Publicidade

Flores podem manchar o carro? Veja dicas para cuidar da pintura automotiva

Por  | 

Compartilhe:
Aoi/Unsplash
Aoi/Unsplash

Um vídeo curioso viralizou no TikTok ao mostrar veículos brancos cobertos por manchas coloridas, que teriam sido causadas pelas pétalas de flores. As imagens parecem ter sido capturadas na China e chamam a atenção pela aparência inusitada dos carros

No vídeo, é possível ver pessoas intrigadas pela cena — algumas, inclusive, esfregeram a pintura do carro com os dedos para tentar remover as manchas, sem sucesso. 

A cena chamou a atenção não apenas pela aparência curiosa dos veículos, mas também por acender um alerta sobre como a pintura automotiva pode ser facilmente danificada por fatores naturais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Não pense que as flores e folhas das árvores são as únicas que podem acabar com a pintura do carro — na verdade, até a chuva pode causar problemas.

É que a chuva ácida tem comopostos como nitrogênio e enxofre que, juntos, podem atacar a pintura. O fenômeno ocorre principalmente nos grandes centros urbanos.  

Para te ajudar a cuidar da pintura do carro, o CT Auto preparou algumas dicas simples, que vão te ajudar a conservá-la melhor no dia a dia. 

Vamos lá? 

1. Cuidado na hora de estacionar 

Evite parar o carro sob árvores, porque a seiva, flores e até fezes dos passarinhos são altamente ácidos e podem danificar o verniz. 

Continua após a publicidade

Em situações mais críticas, capas automotivas podem ajudar, mas o uso destes itens exige atenção para evitar o superaquecimento do veículo.

2. Fuja da exposição ao sol

Sempre que possível, estacione o carro em locais cobertos ou sombreados.

Continua após a publicidade

O motivo? A exposição constante ao ultravioleta da luz solar acelera o desbotamento e tira o brilho da pintura.

3. Lave com os produtos certos

A limpeza semanal é recomendada, mas só se for com produtos específicos para automóveis. Por isso, nada de detergentes comuns e sabão não neutro.

Continua após a publicidade

Outra dica: é importante sempre secar bem o veículo após a lavagem para evitar manchas permanentes na pintura.

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?

Continua após a publicidade