Topolino: elétrico da Fiat custa metade do preço de um Mobi e tem até chuveiro
Por Paulo Amaral | •

A Fiat tem uma "arma secreta" prontinha, caso queira entrar na briga com o ID.2, da Volkswagen, e com o Spark EV, da Chevrolet, pelo posto de carro elétrico mais barato do Brasil em um futuro próximo.
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Apresentado na Itália em 2023, mas, por enquanto, sem previsão de chegar ao mercado verde-amarelo, o Topolino, carro elétrico subcompacto similar ao Citroën Ami, tem tudo para fazer sucesso por aqui.
Inspirado no primeiro Fiat 500, que ocupou o mercado entre 1936 e 1955, o Topolino chama a atenção pelas dimensões reduzidas, o design inusitado e, principalmente, pelo preço. Ele custa o equivalente a 50% de um Mobi, carro mais barato da montadora à venda no Brasil.
Na Itália, o Topolino foi lançado por 7,5 mil euros, equivalente, na época, a pouco mais de R$ 40 mil, sem impostos ou taxas. Segundo o site oficial local da marca, o Topolino é “compacto em tamanho, mas enorme em espírito”. O Fiat Mobi, por sua vez, custa cerca de R$ 79,9 mil em fevereiro 2025.
Como é o Fiat Topolino?
As dimensões do simpático carro elétrico (tem apenas 2,53 metros de comprimento) ficam em segundo plano, porém, quando o pacote de funcionalidades e acessórios é exposto. O Topolino conta com recursos que certamente atrairão a atenção não apenas dos jovens, mas de um amplo nicho de clientes.
O subcompacto da Fiat é vendido em cor única, a Verde Vita, mas tem acessórios bastante inusitados, como uma bolsa rack instalada na parte traseira, ventilador USB, garrafa térmica e, pasmem, um pequeno chuveiro para lavar o próprio carro ou os usuários depois de um divertido dia na praia, por exemplo.
Fiat Topolino: motor e autonomia
Assim como o Citroën Ami, o Fiat Topolino não é um carro elétrico projetado para uso em rodovias ou para percorrer grandes distâncias. Isso explica, inclusive, o fato de ser necessária apenas uma licença especial para os condutores — na Itália, ele é categorizado como quadriciclo.
O topolino tem uma bateria de somente 5,5 kWh, que dá ao modelo autonomia de 75 quilômetros por carga, no ciclo WLTP. A velocidade máxima também não é o ponto forte do simpático carrinho, graças ao modesto motor de 8,1cv e 4,5 kgf/m de torque: 45 km/h. O lado positivo é que a carga completa do sistema pode ser feita em pouco mais de três horas.
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