Publicidade

Topolino: elétrico da Fiat custa metade do preço de um Mobi e tem até chuveiro

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Fiat
Divulgação/Fiat

A Fiat tem uma "arma secreta" prontinha, caso queira entrar na briga com o ID.2, da Volkswagen, e com o Spark  EV, da Chevrolet, pelo posto de carro elétrico mais barato do Brasil em um futuro próximo.

Apresentado na Itália em 2023, mas, por enquanto, sem previsão de chegar ao mercado verde-amarelo, o Topolino, carro elétrico subcompacto similar ao Citroën Ami, tem tudo para fazer sucesso por aqui.

Inspirado no primeiro Fiat 500, que ocupou o mercado entre 1936 e 1955, o Topolino chama a atenção pelas dimensões reduzidas, o design inusitado e, principalmente, pelo preço. Ele custa o equivalente a 50% de um Mobi, carro mais barato da montadora à venda no Brasil.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na Itália, o Topolino foi lançado por 7,5 mil euros, equivalente, na época, a pouco mais de R$ 40 mil, sem impostos ou taxas. Segundo o site oficial local da marca, o Topolino é “compacto em tamanho, mas enorme em espírito”. O Fiat Mobi, por sua vez, custa cerca de R$ 79,9 mil em fevereiro 2025.

Como é o Fiat Topolino?

As dimensões do simpático carro elétrico (tem apenas 2,53 metros de comprimento) ficam em segundo plano, porém, quando o pacote de funcionalidades e acessórios é exposto. O Topolino conta com recursos que certamente atrairão a atenção não apenas dos jovens, mas de um amplo nicho de clientes.

O subcompacto da Fiat é vendido em cor única, a Verde Vita, mas tem acessórios bastante inusitados, como uma bolsa rack instalada na parte traseira, ventilador USB, garrafa térmica e, pasmem, um pequeno chuveiro para lavar o próprio carro ou os usuários depois de um divertido dia na praia, por exemplo.

Fiat Topolino: motor e autonomia

Assim como o Citroën Ami, o Fiat Topolino não é um carro elétrico projetado para uso em rodovias ou para percorrer grandes distâncias. Isso explica, inclusive, o fato de ser necessária apenas uma licença especial para os condutores — na Itália, ele é categorizado como quadriciclo.

Continua após a publicidade

O topolino tem uma bateria de somente 5,5 kWh, que dá ao modelo autonomia de 75 quilômetros por carga, no ciclo WLTP. A velocidade máxima também não é o ponto forte do simpático carrinho, graças ao modesto motor de 8,1cv e 4,5 kgf/m de torque: 45 km/h. O lado positivo é que a carga completa do sistema pode ser feita em pouco mais de três horas.

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: O que há por trás das baterias Blade? Descubra

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*