O carro que não é carro: Stellantis confirma lançamento do Citroën Ami no Brasil
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
O Citroën Ami está confirmado para o Brasil. O anúncio oficial ocorreu por meio de comunicado e um vídeo institucional com a presença de Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, e Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën na região.
- Citroën Ami: O que sabemos sobre a chegada do pequeno elétrico ao Brasil
- Os 10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil
O ultracompacto elétrico é sucesso na Europa e justamente por conseguir acessar ambientes em que carros normais não conseguem chegar. Entretanto, aqui no Brasil, seu uso será bem diferente do que acontece no continente europeu, onde as pessoas podem comprá-lo diretamente nas concessionárias e sem a necessidade de portar uma CNH.
No vídeo institucional, fica claro que a ideia da Stellantis é oferecer o carrinho elétrico para serem utilizados em ambientes como aeroportos, supermercados e outros empreendimentos, justamente pela facilidade de manejo e o baixo custo de abastecimento.
O Citroën Ami tem apenas um pequeno motor elétrico de 8cv que lhe permite rodar a uma velocidade máxima de 45 km/h. A bateria de 5,5 kWh dá ao pequeno valente autonomia de 80km, o que escancara seu tipo de uso por aqui. Na Europa, com cidades pequenas e carregadores abundantes, faz mais sentido a operação em centros urbanos. A recarga da bateria em tomadas domésticas de 220V pode ser feita em apenas quatro horas.
A Stellantis ainda não falou nada sobre o preço, mas é certo que o Ami deverá passar por algumas alterações antes de desembarcar oficialmente no Brasil. Se for um carro apto para a rua, terá que receber, ao menos, os dois airbags obrigatórios por lei. Mas, como oficialmente é um quadriciclo, ainda poderá evitar esse acréscimo.