Ferrari já vende mais carros híbridos do que a combustão
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Ferrari fez história entre os meses de julho e setembro. Pela primeira vez, a fabricante italiana vendeu mais modelos eletrificados do que puramente a combustão. Dos 3.188 carros negociados no período, 51,3% eram híbridos, enquanto 48,7% eram ICE (Internal Combustion Engine, ou motor de combustão interna, na tradução livre).
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Os resultados do terceiro trimestre de 2023 foram apresentados em reunião interna da Ferrari com os investidores na última semana, dando o tom do que podemos ter no futuro dentro de Maranello. O lineup eletrificado da Ferrari ainda é curto, mas já tem opções bem interessantes e com desempenho tão bom quanto os lendários V12 da montadora de Maranello. Atualmente, são quatro os carros híbridos da marca: 296 GTS, 296 GTB, SF90 Stradale e SF90 Spider.
No caso da 296 GTB, por exemplo, são 830cv de potência combinada junto ao motor elétrico (que tem 167cv) e 75,4 kgf/m de torque a 6250 rpm, enquanto na SF90 Spider, são 1000cv, proporcionados pelo motor 4.0 Biturbo V8 de 780cv, somado a outros três elétricos que entregam 220cv.
O atual CEO da marca, Benedetto Vigna, manteve as diretrizes antes alinhadas pelo antigo executivo-chefe, Louis Camilleri, avisando que uma Ferrari 100% elétrica não deve vir antes de 2025. Isso, no entanto, não deve impedir a fabricante de investir em mais modelos com algum tipo de eletrificação.
A expectativa, porém, é de que até 2030, menos de um terço dos carros da Ferrari sejam ICE, ou seja, a eletrificação é, sim, o futuro do 'Cavallino Rampante'.