Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Faraday Future é acusada de adotar práticas fraudulentas

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Outubro de 2021 às 13h10

Link copiado!

faraday future
faraday future
Tudo sobre Faraday Future

A Faraday Future é uma empresa estadunidense conhecida por seus veículos elétricos inteligentes, dentre eles o FF91. Nos últimos anos, a empresa passou por uma série de dificuldades financeiras envolvendo demissão de funcionários e acumulação de dívidas. No entanto, em julho, a companhia conseguiu fazer seu IPO na Nasdaq após passar por algumas reestruturações.

Mas, na última sexta-feira (07), a empresa liderada por Jia Yueting se viu envolvida em mais uma confusão: ela foi acusada pela J Capital Research, firma de pesquisa estadunidense sobre empresas de capital aberto, de fraudar seus números. “Não acreditamos que a Faraday Future (FFIE) venha a vender um carro. Até agora, não passa de um balde para coletar dinheiro de investidores americanos e despejá-lo no buraco negro da dívida criada por seu fundador, o mais conhecido fraudador de títulos da China, Jia Yueting”, declarou a firma de pesquisa.

O relatório emitido pela J Capital citou uma série de práticas "fraudulentas" da Faraday Future, tais como encomendas, patentes e relatórios financeiros falsos. Além disso, foi reportado que algumas fábricas estavam ociosas e que cinco fábricas construídas na China e nos Estados Unidos foram abandonadas.

Continua após a publicidade

"A Faraday Future prejudicou quase todos os que trabalharam ou investiram na empresa, exceto insiders como Jia. A empresa adquiriu dívidas com fornecedores, mesmo quando não era necessário, além disso algumas das ações judiciais relacionadas a taxas não pagas são de algumas centenas de milhares de dólares. A empresa renegou repetidamente as promessas de construir fábricas nos EUA e na China", informou a J Capital em seu relatório.

De acordo com os documentos divulgados pela FF, a empresa precisará de mais US$ 1,4 bilhão até 2024 para atingir suas próprias metas financeiras, o que poderia levar a uma maior diluição das participações acionárias dos investidores após a massiva arrecadação de fundos e conversão da dívida em capital.

Entretanto, a divulgação deste relatório não teve um impacto negativo significativo sobre o preço das ações da Faraday Future no mesmo dia. No fechamento da Bolsa de Valores no último dia 7 de outubro, a montadora que sempre se colocou como uma rival da Tesla estava negociando seus papéis a US$ 8,40, representando 9,8% de aumento no dia, mas caiu 1,19% após o fechamento do pregão. Em resposta ao relatório, Jia disse que o relatório publicado não passava de uma "reedição de notícias antigas".

Continua após a publicidade

Fonte: Jiemiencnevpost