7 fábricas de carros estão paradas no Brasil; veja quais
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

O Brasil vive uma crise no setor automotivo e nem mesmo os recentes incentivos governamentais para estímulo de compra no varejo foram suficientes para esvaziar pátios e aumentar a produção — pelo contrário. Várias montadoras interromperam turnos em suas fábricas e suspenderam contratos com trabalhadores diante da baixa demanda.
- 10 melhores carros à venda no Brasil segundo o Google Bard
- Quanto custariam os carros sem os impostos?
Os motivos para esse momento do mercado podem ser vários, como a alta taxa de juros e os preços dos carros, que seguem exorbitantes em várias categorias. As demandas estão baixas e montadoras como Volkswagen e General Motors seguem com pátios lotados, apesar de serem líderes nas vendas entre os carros de passeio.
Esse mal momento também afeta empresas que fabricam veículos pesados, como Scania e Mercedes-Benz, que adotaram a prática do lay-off (suspensão dos contratos sem demissão) em razão da baixa demanda.
Quais fábricas de carros estão paradas ou com operação reduzida no Brasil?
No momento, sete fábricas de veículos estão com suas operações paralisadas ou reduzidas no Brasil. A montadora mais afetada é a Volkswagen, que interrompeu ou suspendeu forças de trabalho nas plantas de São Bernardo do Campo/SP, Taubaté/SP e São José dos Pinhais/PR. No Paraná, aliás, está outra das plantas com atividades reduzidas, com a fábrica da Renault.
A Chevrolet, por sua vez, já teve mais paralisações, como nas plantas de Gravataí/SP e São Caetano do Sul/SP, mas, atualmente, somente sua fábrica de São José dos Campos/SP segue em regime de lay-off. De lá saem dois dos carros mais caros da marca à venda no Brasil: S10 e Trailblazer.
Já no segmento de caminhões e ônibus, as mais afetadas foram a Mercedes-Benz, que também está em regime de lay-off, e a Scania, que adotou o mesmo modelo. Ambas possuem fábricas em São Bernardo do Campo/SP.
Por enquanto, as montadoras não estão realizando demissões, mas sim suspendendo contratos. A expectativa é que, com a gradual melhora na economia, esperada para o segundo semestre, o poder de compra possa aumentar e, assim, dar um alento à indústria automotiva.
Fábricas de veículos paralisadas ou com atividades reduzidas no Brasil
- Volkswagen: 3
- Chevrolet: 1
- Renault: 1
- Mercedes-Benz: 1
- Scania: 1