Embraer entrega novos A-29 Super Tucano e fortalece presença internacional
Por Danielle Cassita |

A Embraer entregou na quarta (18) os dois primeiros A-29 Super Tucano à Força Aérea Uruguaia (FAU). A chegada das aeronaves à frota uruguaia são o resultado de um contrato firmado no fim de 2024 para o país renovar completamente seus veículos usados para patrulha aérea e vigilância de fronteiras.
- 5 aviões icônicos da Embraer
- Como é o caça brasileiro que abateu um avião do tráfico perto da Venezuela
Além das aeronaves, o acordo contempla também um pacote composto por simuladores de voo, suporte logístico integrado e equipamentos de missão avançados. Na prática, a chegada dos turboélices de ataque leve é vista como um divisor de águas para a aviação militar uruguaia, que busca modernizar sua capacidade de resposta.
Com o A-29, a FAU consegue maior poder de monitoramento territorial, focando no controle rigoroso do espaço aéreo e na repressão a atividades ilícitas em regiões de fronteira.
Tecnologia de ponta e eficiência operacional
Reconhecido mundialmente, o Super Tucano já é usado por 22 forças aéreas e ultrapassa as 600 mil horas de voo em diversas frentes de combate e treinamento. O modelo se destaca pela versatilidade, e foi projetado tanto em pistas não pavimentadas quanto em ambientes com infraestrutura limitada.
Para o Uruguai, a escolha do A-29 também se deve à tecnologia, já que a aeronave é equipada com aviônicos digitais, sistemas de armas integrados e muito mais. Por ora, a previsão é que os novos aviões sejam usados no treinamento de pilotos, patrulha aérea, reconhecimento e mais.
Leia também: