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Carreira na Aviação | Como se tornar um piloto de avião?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/ DC_Studio/ Envato
Divulgação/ DC_Studio/ Envato

Em outras matérias aqui no Canaltech já abordamos a profissão de piloto de avião. É uma das profissões mais interessantes, apaixonantes e bem pagas da atualidade, mas também uma daquelas que mais se exige do profissional, já que são necessárias horas de estudo e muitas aulas práticas para que se possa voar em aviões particulares ou comerciais. Afinal de contas, a segurança está em primeiro lugar.

Para iniciar a carreira de piloto de avião, não é necessário ter ensino superior, embora possa ser um diferencial em um processo seletivo. Mas para os cursos iniciais e avançados, feitos sob supervisão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Ensino Médio completo é exigido.

Veja o passo a passo para se tornar um piloto de avião profissional.

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Como ser piloto de avião?

O primeiro passo para se tornar um piloto de avião é se matricular em um curso de piloto privado (PP), a categoria em que os aspirantes a piloto iniciam sua trajetória. Aqui, você vai aprender noções básicas de pilotagem e terá aulas práticas e teóricas. Para pilotar diferentes tipos de aeronave, serão necessários cursos específicos para cada modelo, e eles geralmente são bem caros, em alguns casos custando mais de US$ 20 mil.

No ato da matrícula, o aluno deve solicitar uma guia para o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), conhecido como exame médico de 2ª classe. Ele é obrigatório para que o curso seja iniciado, mesmo que, no começo, sejam feitas somente aulas teóricas. Essas aulas, aliás, têm duração de três meses, sendo divididas em disciplinas como: Conhecimentos Técnicos; Meteorologia; Teoria de Voo; Navegação Aérea e Regulamentos de Tráfego Aéreo.

Ao fim do curso, será aplicada uma prova, que também será dividida com os temas estudados no curso. Serão 100 questões e só será aprovado o candidato que acertar 70% do teste, ou seja, 70 questões. Há, também, outra regra: são necessárias, ao menos, 14 repostas certas em cada uma das partes da prova.

Com a aprovação no curso, é hora de ter as horas de voo mínimas para tirar sua habilitação para pilotar um avião particular, documento popularmente chamado de brevê (brevet, em francês). O curso, nesse caso, exige, ao menos, 40 horas de voo para que você esteja apto a pilotar.

Piloto comercial e de companhia aérea

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Caso você tenha interesse em seguir a carreira de piloto e queira subir níveis a mais, será necessário fazer mais cursos teóricos e práticos para que a licença de piloto comercial (PC) seja obtida, bem como o exame de 1ª classe, mais completo do que o exigido para PP. Nesse caso, será possível trabalhar para companhias aéreas, táxis aéreos e pilotar jatos executivos.

Aqui, além de ter que fazer novamente mais aulas teóricas, as aulas práticas serão ainda mais duras e complexas. São 150 horas mínimas de voo, com 60 horas obrigatórias de voos por instrumentos com trajetos de mais de 100km de distância.

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Depois disso, mais experiências serão exigidas, como uma especialização aprofundada em instrumentos e aviões de diferentes motorizações, como jatos e turboélices. Para chegar ao nível de um piloto de linha aérea, conhecido como PLA, serão exigidas 1.500 horas de voo e idade mínima de 21 anos.

Ao final de todos os cursos e a ANAC aplica provas aos candidatos sempre com o mesmo percentual mínimo de acerto: 70%.

Quanto custa se tornar um piloto de avião?

Se o seu objetivo for mesmo ser um piloto de companhia aérea, prepare-se, pois os gastos são enormes. Sem contar uma faculdade, que não é obrigatória mais ajuda demais na hora de conseguir um emprego, os valores para a obtenção de uma licença de piloto comercial ou até mesmo um PLA podem chegar a R$ 200 mil.

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Nesses gastos estão inclusos os exames médico de 2ª e 1ª classes, cursos práticos e teóricos, horas de voo e até mesmos os gastos com simuladores de aeronaves específicas (estes pagos pelas próprias companhias aéreas). Somente para voar, são gastos de R$ 500 a R$ 800 por hora.