Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk diz que carros da Tesla “logo falarão com pessoas". E soltarão "puns"

Por| 13 de Janeiro de 2020 às 12h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Tesla

Feliz Ano Novo, Elon Musk! Depois de um período de relativo silêncio nas redes sociais, o CEO da Tesla Motors lembrou que a virada do ano já passou e decidiu voltar a falar de sua empresa pelo Twitter. E foi na rede social de microblogs que o excêntrico executivo compartilhou uma novidade: segundo ele, “logo menos” os carros da Tesla poderão se comunicar com pessoas fora dele, como pedestres.

O tuíte vem acompanhado de um vídeo onde um automóvel Model 3, fabricado pela Tesla, dirige por uma rua quando, de repente, o carro diz “Bem, não fique aí parado! Entre aqui!” — na legenda da publicação, Musk promete enfaticamente: “Os Teslas logo poderão falar com as pessoas. Isso é real”.

O anúncio em si pode ser novo, mas é provável que ele encontre seu funcionamento em recursos recentes dos veículos da Tesla Motors: autoridades dos EUA e Europa começaram a exigir que carros elétricos contassem com um ruído artificial externo para fins de identificação — novas regulamentações de segurança, segundo eles. No caso dos seus veículos, a Tesla vem resolvendo isso ao adicionar alto-falantes para fora do carro, além dos que já existem dentro dele. A novidade revelada por Musk faria uso desse recurso.

Continua após a publicidade

O motivo para isso não foi detalhado, mas parece ter uma funcionalidade tanto voltada para o usuário final como para quem usa dos Teslas para ganhar dinheiro, como é o caso de taxistas. É bem provável que a função de áudio externo sirva para os modos de direção autônoma dos carros da empresa: sem um taxista para cumprimentar o passageiro, ficaria a cargo do próprio veículo convidá-lo a entrar e começar a corrida.

No caso do usuário final, os alto-falantes externos dobrariam uma função já existente no som interno: a de identificar — e deter — tentativas de roubo dos veículos. Em tuítes seguintes ao original, Musk disse que o chamado sentry mode (algo como “modo alerta”, em uma tradução livre) dos carros da Tesla será compatível com a novidade.

Ah, e por alguma razão, Musk também se sentiu compelido a dizer que o sistema de áudio externo permitirá aos carros da Tesla “peidarem” na direção de pedestres desavisados. Imaginamos que isso deve render alguns vídeos com grande audiência no YouTube, em um futuro próximo.

Continua após a publicidade

Musk não deu uma previsão minimamente exata de quando isso deve acontecer — nem mesmo em qual trimestre, então é válido ter “um pé atrás”, como diz a expressão, com esse anúncio. Afinal, o mesmo Musk prometeu que sons customizados de buzinas e outros sons de movimento dos carros chegariam em outubro de 2019 — eles ainda não apareceram. Sem falar na promessa da empresa de fazer um veículo da Tesla completar uma jornada de direção autônoma de Los Angeles até Nova York. A viagem — de quase 4,5 mil quilômetros de distância e mais de 40 horas de duração em um carro — deveria ter sido feita em 2016, com os planos sendo “colocados na geladeira” apenas em 2018.

O ponto é: Elon Musk pode ser “excessivamente flexível” no que tange a prazos.

Fonte: Elon Musk, via Twitter