Dono manobra carro pelo celular "do outro lado do mundo" e impressiona
Por Danielle Cassita |

Já pensou em controlar seu carro mesmo se você estiver em outro país? Pois foi o que fez um proprietário de um carro com tecnologia da Huawei, que estava no Vietnã e, mesmo assim, conseguiu mover o veículo estacionado em Shenzhen, na China.
- Volvo revela EX60 com tecnologia inédita que muda a forma de construir carros
- 3 inovações tecnológicas que vimos no setor automotivo em 2025
Com a função VPD (Vehicle Parking Driver) em um app de celular, o motorista comandou o carro para atravessar a rua e encontrar uma nova vaga. O mais surpreendente é que a operação, além de ter sido conduzida a milhares de quilômetros de distância, levou apenas 44 segundos e foi feita de forma totalmente autônoma.
O feito foi compartilhado na rede social Weibo por Sun Jun, blogueiro automotivo, e é um belo exemplo prático das possibilidades que o sistema Qiankun ADS oferece. O recurso faz parte do ecossistema HarmonyOS, da Huawei, e permite tanto o deslocamento remoto quanto a detecção de pedestres, desvio de obstáculos e muito mais.
Segurança baseada em dados
Tecnologias como esta geram desconfiança, mas os números ajudam a assegurar sua funcionalidade: até janeiro de 2026, carros equipados com o Qiankun ADS já somaram mais de 7,2 bilhões de quilômetros rodados com assistência ativa. Aliás, em 2025, a inteligência artificial da marca evitou cerca de 2,12 milhões de colisões potenciais.
Enquanto veículos comuns sofrem colisões graves a cadabde km, o modo de condução assistida da Huawei eleva essa média para 6,44 milhões de km — o total equivale a 3,58 acima da média nacional. Hoje, quase um em cada três carros com navegação urbana na China já utiliza a tecnologia da gigante chinesa.
Leia também: