Publicidade

Do meme ao luxo: marca chinesa que já foi "piada de 5ª série" volta ao Brasil

Por  | 

Compartilhe:
Kevauto/Wikipedia/CC
Kevauto/Wikipedia/CC

O Brasil é o novo “Eldorado” para fabricantes de carros da China, e a próxima montadora que irá desembarcar por aqui, na verdade, já teve uma passagem marcante pelo país. O problema é que, ao contrário de BYD, GWM e tantas outras que estão construindo o nome por meio de produtos de qualidade, ela ficou marcada por um meme.

Estamos falando da Changan, uma das marcas mais antigas do gigante país asiático, e que apenas em 2024 vendeu mais de 2 milhões de carros nos mercados em que atua. E qual foi o meme que marcou sua primeira passagem pelo Brasil entre os anos de 2006 e 2011? Calma, que a gente já te conta.

O “problema”, na verdade, é algo exclusivo do nosso idioma, especificamente para aqueles que não dispensam uma boa piada, ao melhor "estilo 5ª série”. A Changan, a princípio, chegou ao país sob outro nome: Chana

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Isso bastou para que a marca fosse imediatamente associada a um dos apelidos do órgão sexual feminino. E o meme nasceu, cresceu e seguiu atrelado à montadora, mesmo após a adesão do nome chinês.

Do meme ao luxo: Changan quer mudar história

O meme ficou definitivamente no passado para a Changan, que encerrou suas atividades por aqui pouco depois de adotar seu nome chinês. A empresa vai voltar ao Brasil, mas com uma estratégia totalmente diferente, voltada para o segmento premium.

Para isso, a marca vai também deixar de lado as vans e pequenos caminhões que marcaram sua primeira passagem por aqui. O plano, agora, é vender carros e SUVs luxuosos — e não necessariamente elétricos.

Segundo o colunista Jorge Moraes, do portal Uol, a Changan já tem registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o luxuoso Avatr 07, atração do último Salão de Shanghai, além de estar com outro modelo da submarca premium, Avatr 11, rodando em testes pelo Brasil.

A Avatr, para quem não conhece, é uma das maiores empresas do grupo Changan, e tem como principais acionistas a CATL, referência em baterias para carros elétricos, e a Huawei, gigante de telefonia e eletrônicos. A ideia é que os carros da marca, e de outras subsidiárias da Changhan, comecem ser vendidos no Brasil no início de 2027. E aí: o meme vai acabar?

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Hidrogênio é o combustível do futuro? Entenda essa história

Continua após a publicidade

Fonte: Uol

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*