Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 dicas para cuidar da direção elétrica do carro

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Novembro de 2023 às 15h30

Link copiado!

Swansway Motor Group/Unplash/CC
Swansway Motor Group/Unplash/CC

O sistema de direção dos carros vem evoluindo constantemente. Depois das mecânicas, vieram as hidráulicas e, hoje, até mesmo alguns modelos considerados mais básicos têm em suas especificações a direção elétrica.

A direção elétrica é, sem dúvida, a mais leve e mais confortável para os motoristas. A “mágica” do sistema está na utilização de um motor elétrico, acionado quando giramos o volante para mandar força extra aos eixos que giram as rodas. Desta forma, o condutor faz menos força a cada movimentação.

Como todos os itens do carro, porém, a direção elétrica requer atenção. Por isso, hoje o Canaltech lista 5 dicas para você cuidar da direção elétrica do seu carro e mantê-la sempre com o melhor funcionamento possível.

Continua após a publicidade

Direção elétrica x direção hidráulica

Antes de listar as dicas para cuidar da direção elétrica do carro e garantir o bom funcionamento do sistema, uma curiosidade: qual a principal diferença entre a direção hidráulica e a elétrica?

A principal diferença entre uma direção elétrica e uma hidráulica está na tecnologia embarcada para tornar o volante do carro mais leve. Enquanto na hidráulica é a pressão do óleo que faz as rodas girarem com mais facilidade, na elétrica há um motor elétrico para ajudar nos movimentos.

Continua após a publicidade

Além disso, a força da direção hidráulica é aplicada de forma constante, enquanto na elétrica ela é variável de acordo com a velocidade do carro — usa mais força ao estacionar e menos quando o veículo está em velocidades mais altas.

Outra diferença marcante entre elas é que a direção elétrica, por não ter partes mecânicas, exige menos manutenção. Além disso, ela ajuda na economia de combustível e não prejudica a potência do motor, pois conta com um exclusivamente dedicado a ela.

5 dicas para cuidar da direção elétrica

Continua após a publicidade

Agora vamos elencar as 5 principais dicas para cuidar da direção elétrica do carro e, com isso, ajudar a garantir a segurança do motorista e dos demais ocupantes do veículo.

5. Atenção aos ruídos

A direção elétrica não costuma “avisar”, de forma clara, quando está com problemas. Para não ser pego de surpresa, é importante ficar atento a alguns sinais. O principal deles está ligado aos ruídos no painel, que podem significar quebra do controle de direção.

Continua após a publicidade

4. Calibragem correta

A segunda dica para cuidar da direção elétrica já foi dada pelo Canaltech em um conteúdo voltado para pneus, mas, pasmem, também casa perfeitamente com o assunto que estamos tratando agora: mantenha a calibragem correta.

Calibrar os compostos de acordo com o que orienta o manual do carro garante a saúde dos pneus e, também, assegura o funcionamento correto da direção elétrica, que não precisa trabalhar de maneira forçada para manter o controle estável do veículo.

Continua após a publicidade

3. Limpeza

Outro ponto que parece não ter nada a ver com o assunto, mas está diretamente ligado à manutenção da direção elétrica é a limpeza do carro. Ao passar por estradas de terra ou com muita lama, os componentes podem ficar sujo e prejudicar o funcionamento do acessório.

Por isso, a terceira dica é simples: procure manter o carro sempre limpo, pois a sujeira pode ocasionar até a queima dos componentes da direção elétrica, e o custo de reparo certamente vai ficar mais caro do que um banho no lava-rápido ou na própria garagem.

Continua após a publicidade

2. Evite chuvas fortes

Assim como não é bom deixar o carro sujo, evitar sair com ele em chuvas fortes também é essencial para cuidar da direção elétrica. Passar por trechos com alagamento oferecem os mesmos perigos da sujeira aos sistemas e, por isso, podem queimar componentes importantes.

1. Só mexe quem conhece

Continua após a publicidade

Não são poucos os proprietários que, por conveniência ou não, tendem a levar seus carros às oficinas de amigos ou que há anos prestam serviço para a família. No caso dos veículos com direção elétrica, porém, vale deixar a amizade de lado.

Apesar de serem cada vez mais comuns nos carros mais novos, nem todos os mecânicos estão capacitados a consertar ou realizar manutenções periódicas em uma direção elétrica.

Para evitar problemas ou gastos desnecessários, o melhor a fazer é procurar, sempre, um centro automotivo especializado no assunto. A conta final, sem dúvida, ficará mais barata.