Crise global de chips chega à BMW, mas quem vai perder é o cliente; entenda
Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 08 de Novembro de 2021 às 16h40
Não são apenas as marcas de carros mais "populares", digamos assim, que estão sofrendo com os impactos da crise global de semicondutores em suas linhas de produção. A BMW, marca considerada de luxo no segmento automotivo, também foi atingida, e quem vai sofrer com isso são os clientes da marca.
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A montadora alemã informou, em comunicado ao Autoblog, que diversos modelos passarão a ser oferecidos sem a tela sensível ao toque em suas centrais multimídia. Quem optar pela compra de carros das versões BMW 3 Series, BMW Série 4 Coupé, Conversível e Gran Coupé (excluindo o i4 ), BMW X5, BMW X6, BMW X7 e BMW Z4 receberá, como compensação, um voucher equivalente a US$ 500 (R$ 2.787, na conversão atual).
"A escassez global de chips é contínua e está afetando as montadoras em todo o mundo. Estamos gerenciando ativamente a situação e em contato próximo com nossos fornecedores. Não temos mais detalhes para compartilhar neste momento”, resumiu a marca, sem especificar até quando os modelos seguirão sem o recurso.
Menos recursos
A descoberta que levou a BMW a se posicionar de maneira oficial foi do pessoal do site alemão Bimmerfest. Além da ausência da tela sensível ao toque na central multimídia, também foi revelado que esses carros perderão o BMW Backup Assistant se estiverem equipados com o pacote opcional Parking Assistant. A culpa, mais uma vez, é da falta de peças para dar continuidade à produção.
De acordo com o blog alemão, todos os veículos produzidos com esta opção exigirão uma atualização de software antes de serem liberados ao varejo e entregues aos clientes. A atualização do software estará disponível a partir de quinta-feira, 11 de novembro.
A dúvida levantada pelo pessoal do The Verge, que também abordou o assunto, citando que a BMW está orientando os clientes a usarem o touchpad no lugar da tela sensível ao toque, é que o desconto de US$ 500 não será suficiente para instalar o acessório fora das concessionárias, se eles assim desejarem. E ele é realmente pequeno, se considerarmos que um modelo como o X4, por exemplo, custa R$ 444.950 no Brasil.
Fonte: The Verge, Autoblog, Bimmerfest