Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o Pantala, carro voador chinês que pode ser concorrente da Embraer

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Dezembro de 2021 às 08h00

Link copiado!

Divulgação/ Pantuo
Divulgação/ Pantuo

A startup chinesa Pantuo Aviation revelou nesta semana seu mais audacioso projeto: o Pantuo Pantala Concept H, protótipo de carro voador elétrico com decolagem vertical (eVTOL) que promete ser uma dor de cabeça a modelos como o alemão Lilium Jet e ao projeto Eve, da Embraer.

Mesmo que ainda nas pranchetas e renderizações, o Pantala pode ser considerado um dos carros voadores mais promissores do mercado. Diferente de modelos como o da própria Embraer e da Volocopter, o veículo terá uma propulsão mais avançada, como se fossem minijatos elétricos, o que lhe deve garantir mais potência e agilidade.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, o Pantuo é equipado com 22 jatinhos alinhados em duas asas na parte dianteira e na traseira do bólido. Assim como a maioria dos projetos de carros voadores, o modelo chinês deve ter cinco lugares e também poderá ser operado remotamente.

Em termos de desempenho, a Pantuo promete que ele será superior ao seu concorrente mais direto, o alemão Lilium Jet. Segundo os chineses, quando lançado, o Pantala poderá atingir velocidade máxima de 300 km/h graças justamente aos seus propulsores elétricos e ao seu formado, muito semelhante ao de uma arraia. A autonomia prometida é de bons 250 km, como se fosse um carro elétrico convencional.

Testes do Pantala

Continua após a publicidade

Pronto somente em renderizações, o Pantala Concept H ainda deve ganhar uma versão finalizada para poder ser, de fato, produzido. Além dos testes fechados de decolagem, pouso e viagens, a startup ainda terá que certificá-lo nos rígidos órgãos reguladores chineses e depois, claro, nos internacionais.

Fonte: New Atlas, Pantuo