Publicidade

Volocopter testará carros voadores concorrentes da Embraer no Japão; veja quando

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Outubro de 2021 às 19h20

Link copiado!

Divulgação/Volocopter
Divulgação/Volocopter

A alemã Volocopter, uma das principais empresas do mundo que desenvolvem carros voadores ou eVTOLs (veículos elétricos com decolagem vertical), confirmou que fará testes com seus modelos no Japão, que tem planos audaciosos para a implementação de infraestrutura para mobilidade urbana aérea (UAM). De acordo com a fabricante, a ideia é iniciar as avaliações e regulamentações em 2023 e, dois anos depois, começar as operações comerciais.

A cidade que terá o privilégio de receber os carros voadores será Osaka, uma das maiores do Japão e que conta com uma grande frota de helicópteros, tal qual metrópoles como São Paulo e Nova Iorque. A escolha da cidade se dá justamente devido ao Expo 2025, evento que será sediado por lá e tem como foco a apresentação de soluções urbanas e desenvolvimento estrutural.

"O compromisso do Japão e de Osaka com a comercialização de UAM e sua abordagem aberta nos permite sermos pioneiros no futuro da mobilidade. Como o primeiro e único desenvolvedor de eVTOL do mundo, com voos públicos bem-sucedidos em vários continentes e uma família de aeronaves multifuncionais, estamos confiantes que nos tornaremos parte integrante do futuro ecossistema de mobilidade aérea urbana do Japão", disse o CEO da Volocopter, Florian Reuter, em comunicado oficial.
Continua após a publicidade

Um dos parceiros da Volocopter no Japão é justamente a Japan Airlines, que reservou 100 unidades do VoloCity, o carro voador urbano da empresa, e o Volodrone, que é focado em operações de transporte de cargas pesadas, mas sem tripulação. A fabricante espera fechar mais negócios com países da Europa e com os Estados Unidos, mas regulamentações e registros ainda são necessários.

No Brasil, a Embraer já trabalha em seu carro voador por meio da subsidiária Eve. É esperado que o voo do primeiro protótipo em tamanho real aconteça ainda este ano

Fonte: Volocopter