Companhias ampliam voos e redesenham o mapa aéreo do Brasil
Por Danielle Cassita |

O setor aéreo brasileiro começou o novo ano a todo vapor. A Anac autorizou a confirmação de 64 novos voos e outras 16 frequências adicionais programadas até setembro do ano que vem, incluindo companhias aéreas como Gol, Latam, American Airlines e mais.
- Futura companhia aérea brasileira quer conectar cidades esquecidas pela aviação
- Brasil ganha nova fabricante de aviões e já lança primeiro modelo
Entre os destaques da ampliação da malha aérea, está a rota entre Doha (Qatar) e São Paulo, que recebe três voos semanais extras em fevereiro. Enquanto isso, rotas de lazer como Bariloche-São Paulo também devem receber aumentos importantes a partir de julho.
O movimento vem após o recorde histórico de 2025, quando o país recebeu 9,3 milhões de turistas estrangeiros; a quantidade total de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais, por sua vez, ficou em 129,6 milhões.
Hubs brasileiros e o impacto no turismo
Embora o estado de São Paulo ainda seja o foco de mais de 50% das operações internacionais, o novo planejamento indica que a malha deve ficar menos centralizada: o Rio de Janeiro e Florianópolis seguem como portas de entrada importantes no país.
Além disso, destinos como Curitiba, Fortaleza e Salvador devem receber novas frequências de capitais europeias e da América Central, facilitando o fluxo de passageiros sem a necessidade de conexões em Guarulhos.
Leia também:
- Avion Express: nova companhia aérea já pode transportar passageiros no Brasil
- Brasil bate recorde de passageiros no transporte aéreo em março
Fonte: AeroMagazine