Publicidade

Como antecipar o pagamento do licenciamento do carro?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Firestock/Freepik/CC
Firestock/Freepik/CC

Assim como o IPVA, o licenciamento do carro também demanda de pagamento obrigatório anual para quem quer rodar dentro da lei e, com isso, evitar multas ou até mesmo apreensão do veículo.

O pagamento do licenciamento, porém, ao contrário do IPVA, que começa dentro do mesmo período para todos, é feito de forma escalonada, com o mês de vencimento variando de acordo com o número final da placa do veículo.

O calendário oficial de licenciamento depende do estado em que o carro está registrado, e isso pode ser consultado nos respectivos Detrans de cada região. Em São Paulo, ele tem início no mês de julho, logo após o término do prazo para o pagamento do IPVA de forma parcelada.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que talvez muita gente não saiba, porém, é que é possível antecipar o pagamento do licenciamento do carro, algo que é bastante útil, principalmente para os “esquecidinhos” que pagaram o IPVA à vista ou em menos parcelas e, vez ou outra, acabam deixando passar o prazo para fazer o licenciamento.

Calendário do licenciamento em SP

Se você quer saber como antecipar o pagamento do licenciamento do carro, antes precisa ficar atento ao calendário de 2023. Segundo o Detran-SP, neste ano ele foi escalonado da seguinte forma para os carros registrados no estado:

Calendário do Licenciamento em São Paulo 2023
Final da placaMês de licenciamento
1 e 2Julho
3 e 4Agosto
5 e 6Setembro
7 e 8Outubro
9Novembro
0Dezembro

Condições para antecipar o licenciamento

Agora que você já sabe que é possível antecipar o pagamento do licenciamento do carro, vamos listar as condições que o dono do veículo precisa cumprir para estar apto a realizar a quitação entre janeiro e junho.

  1. O IPVA de 2023 precisa estar 100% quitado;
  2. O carro deve ter sido licenciado em 2022;
  3. Não pode haver débitos pendentes, como multas ou DPVAT;
  4. Não pode haver qualquer restrição administrativa (bloqueios judiciais, registro de furto ou roubo, falta de transferência);
  5. O veículo deve possuir placa padrão Mercosul ou cinza (3 letras);
  6. Caso seja movido a gás natural (GNV), a inspeção deve estar em dia.
Continua após a publicidade

O valor estipulado para o licenciamento dos carros em São Paulo para o ano de 2023 é de R$ 155,23 e o pagamento pode ser realizado nos bancos (presencialmente ou pela internet), nas casas lotéricas ou em caixas eletrônicos.