Publicidade

China testa pela 1ª vez aeronave cargueira 100% nacional com IA

Por  | 

Compartilhe:
China Daily
China Daily

A China alcançou um marco histórico na aviação não tripulada. O país realizou o primeiro voo do Tianma-1000, o primeiro veículo aéreo não tripulado (ou apenas “UAV”) de médio teto desenvolvido com tecnologia totalmente nacional. O projeto é da Xi’an Aisheng Technology Group e o teste foi conduzido na província de Shaanxi. 

Pensada como uma solução estratégica para o transporte civil e logístico, a aeronave foi projetada principalmente para transportar cargas por longas distâncias. Assim, a Tianma-1000 pode levar mercadorias comerciais e até equipamentos de emergência em missões de desastres naturais, por exemplo.  

Como foi desenhado para operar mesmo em áreas com infraestrutura limitada, o UAV pode decolar e pousar em pistas com menos de 200 m mesmo sejam de terra compactada ou grama. Esta é uma característica importante para o uso da aeronave, já que permite seu uso em regiões isoladas ou afetadas por desastres naturais.  

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Tecnologia autônoma e alta performance

O grande diferencial tecnológico do Tianma-1000 está em sua autonomia: a aeronave tem um sistema inteligente de carga e descarga, e pode manusear até uma tonelada de carga em menos de cinco minutos de forma autônoma, o que reduz a necessidade da atuação humana em solo. 

Para completar o DNA tech, o Tianma-1000 tem sistemas avançados de inteligência artificial. A tecnologia é usada para planejar rotas, detectar obstáculos e desviar deles, permitindo operações em espaços aéreos desconhecidos e terrenos irregulares. 

Leia também: