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China nega que queira “acabar com a diversão” ao acelerar carros elétricos

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O debate sobre a possível limitação de desempenho em carros elétricos na China pode ter chegado ao fim. O Ministério da Segurança Pública do país respondeu publicamente à ampla especulação sobre tal limitação de aceleração dos elétricos, declarando que o alvoroço foi o resultado de um simples mal entendido.  

A controvérsia começou com uma cláusula na minuta de consulta da norma “Condições Técnicas para a Segurança Operacional de Veículos Motorizados” publicada em 10 de novembro. Segundo o texto, os carros de passeio precisam voltar ao chamado “modo de funcionamento padrão” após a partida. 

Neste modo, os carros precisam levar pelo menos cinco segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Não demorou até que a proposta chamasse a atenção e levasse a todo tipo de especulação nas redes sociais, com alguns expressando a indignação com a “limitação de performance de aceleração dos elétricos”. 

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Não é bem assim?

De acordo com as autoridades chinesas, o segredo está na expressão “partida padrão”, que se refere ao modo de operação do veículo logo após a partida — e que executa a aceleração de 0 a 100 km/h em cinco segundos, no mínimo. A norma não proíbe os carros de acelerarem em ainda menos tempo. (

O que acontece é que a regulamentação se aplica à forma como o torque é entregue na partida do carro, não à performance do veículo. Ainda de acordo com as informações, a medida veio para ajudar a melhorar a segurança no trânsito, já que a perda de controle dos carros elétricos costuma acontecer logo após a partida

No momento, o rascunho da proposta continua disponível para consulta pública como parte do processo de análise nacional adotado pela China.  

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Fonte: CarNewsChina