Qual é a melhor versão do Chevrolet Bolt?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
O Chevrolet Bolt é um dos melhores carros elétricos disponíveis no Brasil mesmo já sendo um veterano no nosso mercado. Lançado em 2019 e com um facelift chegando ao nosso mercado somente em 2022, esse compacto tem atributos muito interessantes, sob vários aspectos.
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O facelift em questão foi revelado nos Estados Unidos em 2021 e, junto dele, a General Motors optou por trazer mais uma versão desse carro, o Bolt EUV, que nada mais é do que o SUV compacto do Bolt, considerado por muitos uma mistura de hatch com monovolume.
Apesar de compartilharem a mesma plataforma, ambos possuem algumas diferenças bem sutis e que podem, sim, determinar se é melhor comprar um ou o outro. Veja abaixo o que muda entre eles e qual pode ser o melhor para você.
Desempenho e autonomia mudam muito pouco
Temos que partir do princípio de que estamos falando do mesmo carro. É o mesmo powertrain, mesmos equipamentos e acabamento igual. O que muda, afinal? Somente o porte e algumas medidas, além do acerto de suspensão, que falaremos adiante.
Quando pensamos em um carro elétrico, a maior preocupação acaba sendo a autonomia e a infraestrutura de carregamento. Ambos podem receber cargas rápidas e possuem o bocal do tipo 2, o padrão na maioria dos modelos. Sendo assim, vamos aos números.
A bateria do Bolt é de 66 kWh, que proporciona 456km de autonomia no EUV e 459km no EV. Já o motor de 203cv e 36,7 kgf/m de torque recebe interferências somente do peso dos veículos. No SUV, com seus 1.711kg o 0 a 100 km/h é feito em 7,7s, enquanto no hatch o desempenho melhora um pouco e vai para os 7,3s, já que ele pesa 70kg a menos.
Na prática, após avaliar os dois modelos, podemos dizer que essa diferença é praticamente imperceptível. Tudo o que executamos com o Bolt EV também conseguimos fazer com o EUV, principalmente porque no ambiente urbano, que é onde carros elétricos brilham, não há a necessidade de levar o carro ao limite.
O que pode fazer a diferença, realmente?
A diferença relevante entre o Chevrolet Bolt EUV e o Bolt EV está no porte e nas medidas. O Bolt EUV é 14cm maior do que o Bolt EV (4,30m contra 4,16m), 1cm mais largo (1,77m contra 1,76m) e tem 7cm a mais de distância entre-eixos (2,67cm contra 2,60m).
Essas mudanças corrigem um problema do Bolt EV, que é o espaço interno, e tornam o Bolt EUV uma opção mais atraente para quem deseja utilizar o carro como um veículo familiar — desconsiderando, é claro, as mazelas de se ter um carro elétrico no Brasil.
Com o tamanho maior e o perfil de cliente diferente, a GM fez ajustes na suspensão. O Bolt EUV é mais confortável, mas também mais molenga, e balança mais em determinadas situações, como piso esburacado e valetas. Já o Bolt EV tem uma tocada um pouco mais esportiva, com ajuste bem firme. O incômodo com os solavancos pode afastar clientes mais exigentes.
Conclusão
O Chevrolet Bolt EV custa R$ 259.990, enquanto o Bolt EUV sai por R$ 20 mil a mais, custando R$ 279.990. E isso é determinante para que o SUV seja mais competitivo e atraente do que o hatch. Mantendo tudo o que o modelo menor tem de bom, o crossover ainda consegue agregar mais espaço interno e conforto, coisas que podem atrair um público mais amplo e diversificado.
Se você não liga para o espaço interno, o Bolt EV é mais do que suficiente para te proporcionar uma experiência segura, tecnológica e divertida com um carro elétrico, mas o Bolt EUV também consegue fazer isso. Talvez seja melhor investir um pouco mais.