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CES Asia | Montadoras mostram projetos de entretenimento para carros autônomos

Por| 17 de Junho de 2019 às 21h25

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Divulgação/ Audi
Divulgação/ Audi

Audi, Nissan e outras montadoras estão apostando em experiências de realidade virtual e games para manterem os motoristas e outros ocupantes de futuros veículos autônomos entretidos.

As montadoras sempre se concentraram em fazer com que os motoristas fiquem firmes e prestem atenção à estrada, criando, inclusive, sistemas de segurança como sensor de fadiga, mantenedores de faixa, entre outros. Agora, à medida que a indústria passa a focar no desenvolvimento e produção de carros autônomos, os motoristas se tornarão passageiros — uma situação antagônica dentro da história da indústria que surge e coloca as marcas em um novo problema: como lidar com o tédio dos passageiros?

"Uma vez que os clientes não precisam mais dirigir, a questão é que tipo de coisas podemos oferecer dentro deste carro?", questionou Boris Meiners, diretor sênior de negócios digitais e experiência do cliente da Audi China, em entrevista à Reuters durante a CES Asia, em Xangai, nesta semana.

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Ainda durante o evento, essas inovações puderam ser vistas pelos visitantes. Um projeto de carro autônomo da Mercedes-Benz, por exemplo, possuía jogos à disposição dos usuários, mais precisamente um jogo de corrida.

A startup Holorider, cofundada por uma subsidiária da Audi, por exemplo, demonstrou como quer transformar as viagens com o uso da realidade virtual, permitindo aos passageiros nadarem com baleias ou através de navios afundados no fundo do mar. À medida que o carro acelera ou vira para o lado, os movimentos são registrados por um computador instalado no porta-malas do veículo, que ajusta a visão do passageiro nos óculos, além de impedir que o passageiro sofra de enjoo.

A montadora japonesa Nissan apresentou um conjunto de óculos de proteção para motoristas e passageiros que poderia fornecer informações em tempo real e projetar um personagem de desenho animado falante que se comunica com o usuário. "Queremos atender às necessidades emocionais das pessoas", disse Tetsuro Ueda, líder especialista do centro de pesquisa da Nissan.

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“Em vez do motorista, queremos nos concentrar na experiência de pilotagem para todos os passageiros, incluindo o motorista. Porque quando se trata do estágio da direção autônoma, o controle do piloto é cada vez menor e a interação com os passageiros ao redor está aumentando”, disse Ueda. Outras montadoras globais, grandes empresas de tecnologia e startups estão despejando capital no desenvolvimento de veículos autônomos, incluindo Tesla, Waymo e a Uber.

Embora os estudos mostrem que levará tempo para o público confiar em veículos totalmente autônomos, as empresas dizem que precisam começar a investir na expectativa de que os veículos acabariam se aproximando.

Os dirigentes das montadoras disseram que as experiências virtuais que suas empresas estão desenvolvendo provavelmente só serão implantadas quando a indústria atingir um alto nível de confiabilidade ou padrões totalmente autônomos, nos quais o carro pode lidar com todos os aspectos da direção na maioria das circunstâncias sem intervenção humana.

“Muitos engenheiros não estão confiantes sobre a rápida implementação da tecnologia autônoma. Portanto, essas tentativas de realidade virtual podem não chegar logo ”, disse Yale Zhang, diretor da consultoria Automotive Foresight, de Xangai.

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Fonte: Reuters