Cemitério de Miuras: exemplares do icônico esportivo brasileiro aparecem no RS
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

Os mais novos certamente não vão se lembrar, mas o Brasil já chegou a ter uma ou outra marca de carro esportivo. Talvez a mais icônica delas, a gaúcha Miura foi responsável por modelos consagrados, bem equipados e que tinham comportamento bem arisco, máquinas verdadeiramente à frente do seu tempo. Mas, infelizmente, depois da abertura do mercado nacional para modelos vindos de fora, a empresa fechou em 1992. Uma pena.
- Great Wall confirma que chega ao Brasil vendendo carros híbridos e elétricos
- Por que carros elétricos não podem ser rebocados?
- Quer comprar um Bugatti Chiron? Então corre que está acabando
Mas, em 2021, justamente na terra-natal da marca, entusiastas acharam uma espécie de cemitério de Miuras, com seis unidades estacionadas e em péssimas condições de preservação. As fotos acabaram viralizando na internet e mudaram a vida do atual proprietário do local — e dos automóveis —, Genuino Pesente, de 69 anos, mais conhecido como Gino dos Miuras, localizado pelo pessoal do UOL Carros.
Segundo Gino, que é fã da marca e também presidente do Clube dos Miuras, as unidades descobertas nas fotos eram muito utilizadas em gravações, filmes, comerciais e até eventos corporativos que, com a pandemia da covid-19, acabaram diminuindo consideravelmente, tornando inviável a manutenção dos bólidos. Nas imagens, é possível identificar modelos como o Miura Topsport 1989/1990 e o Miura X11.
Esses modelos em especial eram bem equipados e traziam itens que temos hoje em carros bem mais modernos, como computador de bordo com voz, faróis em neon, amortecedores ajustáveis, freios ABS e até piloto automático. A construção dos carros era toda em fibra de vidro, moldadas artesanalmente. A Miura, fundada em 1977 pelos empresários gaúchos Aldo Besson e Itelmar Gobbi, chegou a desenvolver 11 carros diferentes.
Segundo o pessoal do UOL Carros, a ideia de Gino é de, futuramente, criar um museu dedicado à Miura. Além dos seis exemplares estacionados no galpão em Porto Alegre/RS, o empresário tem mais outros três carros guardados em outro local, só que com melhor grau de conservação.
Fonte: UOL Carros