Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Casa solar sobre rodas impressiona ao completar viagem de 2.000km na Europa

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Outubro de 2021 às 11h20

Link copiado!

Divulgação/Solar Team Eindhoven
Divulgação/Solar Team Eindhoven

Lembra da Stella Vita, a 1ª casa solar sobre rodas do mundo, que você conheceu por aqui no Canaltech há mais ou menos um mês? Pois bem: nesta terça-feira (19), o grupo de estudantes que encarou a estrada a bordo do invocado motorhome divulgou um vídeo com alguns dos momentos registrados durante os 2 mil quilômetros percorridos pela Europa.

O que chama a atenção é o fato de mais de 50% da viagem (1 mil quilômetros) terem sido percorridos com o veículo utilizando 100% de energia solar para carregar as baterias. E os outros 1.000, vocês poderão estar se perguntando? Bem, eles também seriam, não fosse por um problema técnico no início da viagem, que obrigou a Stella Vita a pegar carona em uma espécie de guincho.

Continua após a publicidade

Problemas à parte, fato é que a curiosa casa solar sobre rodas chamou a atenção por onde passou. A viagem, que foi toda registrada em um blog pelos estudantes, começou no dia 19 de setembro em Eindhoven, na Holanda, passou por cidades como Bordeaux e Le Mans, na França, até chegar em Tarifa, na Espanha, na última sexta-feira, 15 de outubro.

“O principal objetivo é realmente inspirar as pessoas, o mercado e a sociedade a acelerar a transição para um futuro mais sustentável. O que estamos tentando fazer é mostrar às pessoas e às empresas o que já é possível”, sintetizou Tijn Ter Horst, um dos integrantes da Solar Team Eindhoven, organização sem fins lucrativos que faz parte da Universidade Tecnológica de Eindhoven e é formada por 26 alunos da instituição.

Continua após a publicidade

Como funciona a Stella Vita?

Segundo os responsáveis pelo projeto, a casa sobre rodas é autossustentável, ou seja, gera energia suficiente para pegar a estrada, tomar banho, fazer café, assistir a TV e carregar seu notebook ou smartphone, em um percurso que pode alcançar até 730 quilômetros em dias ensolarados. Isso tudo por meio de vários painéis solares instalados no telhado da casa... Ou seria do carro?

Há, no entanto, limites a serem respeitados. “Você não tem energia infinita, então precisa escolher como usá-la”, alertou Horst. Isso significa que tomar banho, fazer café ou assistir a TV com o veículo parado são tarefas que consumirão tempo de viagem.

Continua após a publicidade

Com a casa sobre rodas parada, o tempo de carregamento apenas pela luz solar pode chegar a até quatro dias. Se a ideia dos proprietários, no entanto, não é a de realizar longas pausas, o processo pode ser acelerado de maneira tradicional, plugando a Stella Vita nas tomadas de estações de carregamento.

Os alunos incluíram um sistema de infoentretenimento integrado que informa aos usuários quanta energia os aparelhos consumiram e o que pode ser feito com a energia restante.

Confira as especificações técnicas da Stella Vita:

  • Comprimento: 7,2 m
  • Altura (dobrado): 1,83 m
  • Altura (desdobrada): 2,54 m
  • Largura (dobrada): 2,05 m
  • Largura (desdobrada): 4,4 m
  • Peso: 1.700 kg
  • Capacidade da bateria: 60 KWh
  • Chassi: alumínio
  • Aeroshell: fibra de vidro com núcleo de espuma de alumínio
  • Velocidade máxima: 120 km/h
  • Autonomia: 600 km
  • Alcance em um dia ensolarado: 730 km
Continua após a publicidade

Fonte: Electrek, Solar Team Eindhoven