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Carros elétricos são desafio para fabricantes de pneus; entenda o porquê

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Os pneus para carros elétricos “sofrem” mais do que os utilizados em veículos a combustão por uma série de razões que já foram explicadas em uma matéria especial do Canaltech antes mesmo de o “boom” de montadoras chinesas engatar no Brasil.

Agora, com a diversidade de marcas e modelos aumentando quase que diariamente, os carros elétricos acabaram se tornando um desafio ainda maior para as fabricantes de pneus. Isso ficou claro quando o BYD Dolphin Mini foi lançado no Brasil.

Apesar de ter “estourado” nas vendas, o compacto da marca chinesa virou um dos alvos de críticas por utilizar compostos com medidas que, até então, não existiam no país. Mas esse foi apenas um entre os novos desafios que surgiram para as fabricantes de pneus.

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Para entender melhor como as principais marcas de pneus estão lidando com esse cenário, o Canaltech conversou com representantes da Pirelli e da Goodyear, referências mundiais na fabricação desses componentes; e da CantuStore, holding que controla a importadora CantuPneus e a PneuStore, maior e-commerce de pneus do Brasil.

Pirelli enumera principais desafios

Investimento pesado em pesquisa e desenvolvimento. Assim, Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli, resumiu como a fabricante encara o desafio de produzir pneus de qualidade para carros elétricos.

Segundo Falkestein, as características técnicas dos compostos que equipam os veículos elétricos impõem uma série de desafios para os pneus, diferentemente dos encontrados nos carros a combustão. Isso ocorre por conta do peso maior (por conta das baterias) e outras particularidades do segmento.

“Um pneu de carro elétrico deve possuir uma baixa resistência ao rolamento, para que ele necessite de menos energia para rolar na estrada. Consequentemente, o consumo energético será menor e o alcance quilométrico das baterias será maior”, pontuou o executivo.

A força despejada de forma imediata ao cravar o pé no acelerador de um carro elétrico também é algo que reflete nos pneus, segundo Falkestein. “Com o maior torque instantâneo, os pneus precisam transferir toda essa força para a área de contato com o solo, sem perder tração. O ruído produzido pelos pneus também é uma grande preocupação para os veículos elétricos. Como os carros são mais silenciosos, os pneus precisam ser menos ruidosos também”, completou.

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Segundo o especialista da Pirelli, a marca está preparada para encarar os desafios, pois desenvolveu um produto especialmente para os carros elétricos e híbridos. A linha Elect é identificada na lateral dos compostos e, de acordo com Falkestein, “atende a essas necessidades específicas, contando, evidentemente, com os mais altos padrões de tecnologia, segurança e desempenho da Pirelli”.

CantuStore mirou em “gargalo de reposição”

José Estevam Valério, gerente de Desenvolvimento de Produto da CantuStore, fez coro com o executivo da Pirelli sobre os desafios que as fabricantes de pneus têm enfrentado com a crescente demanda por carros elétricos.

Para oferecer ao mercado pneus preparados para suportar o peso maior, o torque imediato e o silêncio característico dos carros do segmento, a resposta também foi encontrada em uma nova tecnologia. “Projetamos o pneu com uma tecnologia sequencial dos blocos e um conjunto de sulcos e ranhuras para ofertar uma condução silenciosa, confortável e segura, cumprindo os elevados padrões de dirigibilidade dos veículos elétricos”.

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“Neste aspecto, trouxemos ao Energrip uma tecnologia exclusiva de mistura de ingredientes na sua fabricação, o que proporciona equilíbrio certo entre longa vida útil e alto poder de aderência e tração em superfícies molhadas e secas. Isso também faz frente à necessidade de um desempenho dinâmico nas variadas condições das estradas brasileiras – isso sim, algo em comum com os pneus dos veículos a combustão”.

O executivo da CantuStore pontuou uma preocupação em relação ao aumento de demanda, e citou justamente o BYD Dolphin Mini para ilustrar seu alerta. Para José Estevam Valério, a preocupação com um possível gargalo no fornecimento de pneus de reposição pode “ser um obstáculo na decisão por um carro elétrico entre muitos motoristas”.

Ele explicou que, para atender a este mercado crescente e de grande potencial no Brasil, foi lançado o SpeedMax Energrip com medida 175/55 R16 EV, a mesma do BYD Dolphin Mini. E avisou que, em breve, também serão colocadas no mercado medidas de outros carros da marca que hoje são difíceis de encontrar — 195/60R16 e 205/50R17.

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Goodyear vê novas tecnologias "prontas para tudo"

Rodrigo Falcão, Gerente de produto de pneus passeio da Goodyear do Brasil, também conversou com o Canaltech e explicou que a empresa "há anos se antecipa no desenvolvimento de produtos que atendam as tendências e demandas do mercado".

Assim como os colegas de nicho, o executivo pontuou os principais desafios da marca no que diz respeito aos compostos para carros elétricos, mas explicou que, em sua visão, tais tecnologias não são excludentes para utilização também nos veículos a combustão.

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“Nosso compromisso é manter a performance dos pneus, garantindo desempenho superior e eficiência, além de abordar as necessidades específicas dos carros elétricos e híbridos", pontuou.

"Eles são desenvolvidos de acordo com os requisitos das montadoras, com foco em maior capacidade de carga, redução de ruídos e desempenho para alto torque. Essas tecnologias não limitam a utilização desses pneus nos demais veículos”, concluiu.