Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carros elétricos e usados devem ficar mais baratos em São Paulo em 2022

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Outubro de 2021 às 09h10

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O governo do Estado de São Paulo anunciou que vai reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para alguns setores a partir de janeiro de 2022. Segundo o governador João Dória (PSDB), entre os mercados beneficiados com esse pacote fiscal estarão o de carros elétricos, híbridos e usados, que devem sofrer alterações em seus preços a partir do primeiro mês do ano que vem.

Ônibus, caminhões e veículos elétricos híbridos passarão a pagar alíquota de 14,5% contra os 18% atuais. Já os carros usados, que no início de 2021 passaram a pagar mais imposto, terão o ICMS reduzido de 3,9% para 1,8%. Segundo Dória, a redução foi possível devido à recuperação econômica no estado de São Paulo, que foi um dos que menos sofreu no período da pandemia de covid-19. 

O último aumento de ICMS em São Paulo aconteceu em abril de 2021 e fez com que os carros chegassem a custar quase R$ 2 mil a mais no estado em comparação com outras unidades da federação. Além disso, com a escassez de semicondutores, o preço dos automóveis usados e seminovos também disparou e, somado ao acréscimo nessa alíquota, fez com que os valores fossem irreais em alguns casos. 

Continua após a publicidade

Segundo a administração de João Dória, as reduções vão gerar um impacto de R$ 3 bilhões na arrecadação estadual, que devem ser compensadas com o aumento das vendas no setor automotivo. Já no caso dos carros elétricos, é possível que também vejamos algum decréscimo no valor, que é geralmente alto por conta da pouca demanda e alta tecnologia embarcada nesses produtos. 

Fonte: Governo de São Paulo