Publicidade

Carros elétricos da Porsche podem ter câmbio "manual" para agradar aos puristas

Por  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel JR/ Canaltech
Ivo Meneghel JR/ Canaltech

A Porsche está preparando uma grande novidade para a linha 2027 do Taycan, principal carro elétrico do portfólio da marca alemã. E ela deve agradar em cheio aos mais puristas que, hoje, ainda torcem o nariz para esse tipo de carro: um câmbio “manual”.

A ideia, na verdade, não é equipar os Porsche Taycan com um câmbio manual tradicional, mas usar a engenharia moderna para agregar à transmissão um sistema que simula a sensação mecânica da troca de marchas. Afinal, esse é um dos pontos mais criticados por quem ainda não se deixou seduzir pelos carros elétricos.

A inspiração, na verdade, veio de uma marca sul-coreana, a Hyundai. Frank Moser, engenheiro responsável pelas linhas 911 e 718 da Porsche, ficou impressionado com a tecnologia utilizada no Ioniq 5 N, que já adotou a simulação da troca de marchas. E quer levar o sistema para os elétricos alemães.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com o site The Drive, primeiro a divulgar a informação, a adoção de um câmbio que simule a troca de marcha no Taycan fará que a condução se torne “mais emocional” e, assim, colocará um ponto final em uma das principais críticas dos mais puristas.

Quando o Taycan com “câmbio manual” chega?

A  informação atual é que a não fará a inserção do sistema de forma retroativa. Isso significa que não será possível adicionar o componente em carros da linha Taycan já fabricados.

A ideia é que a inserção ocorra em veículos produzidos em 2026, e que os Porsche Taycan com “câmbio manual” cheguem às lojas a partir de agosto do próximo ano. Oficialmente, porém, a marca alemã evitou cravar qualquer informação sobre o assunto e disse apenas que “segue testando continuamente novas tecnologias”.

Leia também:

Vídeo: Taycan Turbo S, o Porsche mais rápido do Brasil

Continua após a publicidade

Fonte: The Drive