Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carros de leilão | Como identificar, comprar e regularizar os veículos?

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Julho de 2022 às 15h00

Link copiado!

KTS Image/Envato/CC
KTS Image/Envato/CC

Os preços dos carros 0 quilômetro e, até mesmo, dos seminovos ou usados, estão nas alturas. Diante deste cenário, parece cada vez mais atraente a possibilidade de comprar carros de leilão. Afinal, alguns modelos são oferecidos com preços entre 30% e 50% menores do que os que constam na Tabela Fipe.

Para identificar, comprar e regularizar os veículos de leilão, no entanto, são necessários alguns cuidados para evitar as chamadas “frias” e as dores de cabeça no futuro, principalmente em termos de documentação.

Se você também já se interessou por um carro de leilão, sonhou em ouvir o famoso “dou-lhe uma, dou-lhe duas, VENDIDO para o canaltecher que está lendo essa matéria”, mas não teve coragem de se arriscar em uma plataforma, atenção. O Canaltech preparou um guia que vai responder as principais dúvidas sobre o assunto.

Continua após a publicidade

Vamos lá?

O que é carro de leilão?

Antes de efetivamente passar as dicas que vão te ajudar a evitar “frias” ao comprar um carro de leilão, vamos explicar, em termos simples, o que é, afinal, um carro de leilão. Para começo de conversa, é importante entender que existem três modalidades de leilão:

Continua após a publicidade
  • Leilão de montadoras: Carros que ficaram expostos no pátio e não foram vendidos;

  • Leilão de recuperação financeira: Carros de proprietários que não arcaram com os pagamentos das parcelas e sofreram busca e apreensão;

  • Leilão judicial: Carros apreendidos em processos investigativos, criminais ou por pendências na Justiça trabalhista ou cível. Podem ser uma boa opção, desde que o advogado “amarre” bem o contrato na hora da compra;

  • Leilão de seguradora.

Dos modelos citados acima, o que mais demanda atenção é o último, já que ele normalmente é composto por carros que foram recuperados após terem sido furtados (e pagos aos antigos donos) ou que têm histórico de sinistro, como batidas.

Aprender o que significa um carro de leilão é o ponto principal antes de, efetivamente, começar a procurar ofertas online (ou físicas) por um veículo com preço atraente e que caiba no seu orçamento.

Continua após a publicidade

Como saber se o carro é de leilão?

Agora que já demos uma base sólida a você sobre o que é e o que significa um carro de leilão, vamos ao passo dois. Como saber se o carro é de leilão ou como saber se o carro que você está comprando foi de leilão?

As respostas para estas duas perguntas aumentarão ainda mais a segurança do comprador no momento em que ele estiver pesquisando no mercado na busca por um novo veículo (e não por um veículo novo).

Muitos carros colocados à venda no mercado de usados e, até mesmo no de seminovos, podem ter passagens por leilão ocultadas pelo dono no momento da transação. Por conta disso, aprender se o carro é de leilão ou já foi de leilão é fundamental para no momento de fechar um bom negócio.

Continua após a publicidade

Para saber se um carro que está sendo vendido é de leilão ou já foi de leilão, siga os seguintes passos:

  • Solicite uma perícia veicular: Hoje existem várias empresas especializadas que oferecem este tipo de serviço. Nela são checados lataria, chassis, motor e uma série de pontos do carro, a fim de descobrir avarias anteriores, reparos estruturais e outras pendências;

  • Solicite o histórico do carro: Essa vistoria complementar, normalmente feita apenas com a placa do carro (também por empresas especializadas) consegue descobrir a origem do veículo, existência de sinistros anteriores, débitos e muito mais.

Como funciona um leilão de carros?

Continua após a publicidade

O funcionamento efetivo de um leilão de carros é bastante simples. Cada um deles tem seu próprio edital (e é muito importante ler o conteúdo com atenção) e é formado por lotes. Cada lote é composto por um carro, e é nele que você encontra descritas todas as características do que está sendo leiloado.

O leilão pode ocorrer tanto de forma presencial quanto virtual. E se você quer saber como funciona um leilão online de carros, a resposta é praticamente a mesma. A principal diferença é a plataforma em que os veículos são anunciados e, posteriormente, negociados com os interessados.

Como participar de um leilão de carros?

Continua após a publicidade

Agora que você já sabe o que é um carro de leilão, aprendeu a identificar se um carro é ou já foi de leilão e como funciona um leilão de carros, vamos explicar rapidamente como participar de um leilão de carros.

Se o leilão for presencial, o interessado terá que se deslocar até o local em que os carros estarão expostos e apresentar seus documentos. É importante manter em mente que, mesmo com acesso garantido ao interior dos carros de leilão, NÃO é permitido girar a chave para dar partida no motor.

Isso significa que o comprador precisa ter atenção redobrada em outros pontos, como estado do próprio motor, lataria, faróis e tudo o que for possível observar neste primeiro “encontro” com os carros de leilão.

Continua após a publicidade

Para o leilão de carros online, o modo de participar é fazer o cadastro nos sites que estiverem anunciando os carros, também de posse dos documentos do interessado em fazer a aquisição do ou dos veículos.

Qual o problema dos carros de leilão?

Você já ouviu seus pais ou avós falarem aquela velha frase “quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Pois bem, ela se encaixa perfeitamente neste assunto, principalmente em saber qual o problema dos carros de leilão.

Se a pesquisa antes da compra não for feita minuciosamente, e observando todos os pontos que levantamos anteriormente, a busca por um novo carro pode gerar mais dores de cabeça do que momentos de alegria.

Continua após a publicidade

Entre os principais problemas dos carros de leilão, podemos citar:

  1. O comprador pode precisar arcar com multas e outros débitos atrasados, como IPVAs;
  2. O carro apresentar graves problemas estruturais causados por acidentes anteriores;
  3. Dificuldade para contratação de seguro, pois, normalmente, os carros têm um histórico problemático;
  4. Dificuldade para revenda

Dicas para não cair em ciladas

Continua após a publicidade

Se você está decidido a comprar um carro de leilão, então aqui vão as principais dicas para evitar cair em ciladas e ter uma série de dores de cabeça por conta desta escolha.

  1. Leia o edital com atenção, pois lá estarão todas as informações sobre a procedência do carro que está sendo leiloado;
  2. Dê preferência aos leilões de montadoras, pois elas costumam oferecer veículos de melhor qualidade;
  3. Em caso de leilões físicos, leve um mecânico de confiança para ajudar na avaliação, pois ele possui um olho melhor treinado do que o leigo;
  4. Só participe do leilão se tiver dinheiro para arcar com a compra, pois ela é somente à vista;
  5. Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a cobrança de IPVAs e multas do comprador em carros de leilão é ilegal, já que o carro está sendo leiloado justamente para arcar com os débitos junto aos órgãos públicos, mas isso, normalmente, está descrito no edital. Isso reforça nossa dica número 1. LEIA O EDITAL COM ATENÇÃO.