Carro voador? EUA terão nova aeronave militar híbrida com decolagem vertical
Por Danielle Cassita |

A Joby Aviation e a L3Harris Technologies anunciaram na sexta-feira (1º) o desenvolvimento de uma nova classe de aeronave híbrida com decolagem e pouso vertical. Fruto da parceria entre as empresas, a aeronave deve ser voltada a operações militares em baixa altitude e vai poder operar de forma tripulada ou autônoma.
- 5 carros “esquecidos” que são ótimas opções no mercado de usados
- BYD registra hatch elétrico que será pesadelo do Golf GTI no Brasil
O modelo promete funcionar através de uma combinação de propulsão elétrica e turbina a gás. Juntos, estes recursos proporcionam maior alcance e flexibilidade operacional, que são exigências prioritárias do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Aliás, o sistema é o mesmo que deve integrar a aeronave S4, da Joby, mas com aprimoramentos focados em cenários militares. Assim, a colaboração entre as duas empresas permite unir os avanços da Joby no setor de mobilidade aérea elétrica à expertise da L3Harris na integração de sensores, armamentos e comunicações.
Próximos passos
Em uma publicação no Instagram, a Joby declarou que os primeiros testes de voo devem ocorrer nos próximos meses, enquanto as demonstrações operacionais devem acontecer em 2026 em exercícios militares dos Estados Unidos.
“A próxima geração da tecnologia de decolagem vertical permite a formação de equipes tripuladas e não tripuladas de longo alcance para uma ampla gama de missões”, comentou Jon Rambeau, presidente da Integrated Mission Systems da L3Harris.
Leia também:
- SP começa a usar mais semáforos com IA e borda amarela; veja como funcionam
- Ram Rampage 2026 estreia com preços no chão e muita tecnologia
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?