Este carro voador futurista pode chegar a 400 km/h; lançamento é ano que vem
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A startup norte-americana Urban eVTOL será mais um importante player no mercado de carros voadores e eVTOLs (veículos elétricos com decolagem vertical). A empresa, fundada em 2020, está desenvolvendo um hipercarro voador que pode chegar a 400 km/h de velocidade e voar com uma autonomia média de 482 quilômetros com uma única recarga, bem acima da média dos outros modelos atuais em testes pelo mundo.
- Qual a diferença entre quadricóptero, drone e carro voador?
- Primeiro carro de corrida voador do mundo faz voo de estreia; veja como foi
- X-59: NASA mostra em vídeo construção do avião supersônico "silencioso"; assista
Chamado de Leo Coupe, o carro voador tem um visual bem futurista e quase não possui asas, o que sugere que, para se manter no ar com alguma estabilidade, vai precisar voar em altíssimas velocidades. Seu desenvolvimento está a cargo do especialista em sistemas de propulsão vertical Pete Bitar e do designer de supercarros Carlos Salaff, conhecido pelo conceito do esportivo japonês Mazda Furai.
O Leo Coupe, a princípio, terá três lugares (um motorista e dois passageiros) e será movido por 16 propulsores verticais de 10 kW para decolagem e um par de turbinas na traseira para movimentação horizontal. O exterior será construído usando um design com asa minimalista, permitindo que ele se sustente em voo regular quando atingir a velocidade de 185 km/h. Sua bateria será de 66 kW, o suficiente para uma hora de operação.
Esse design com asas recolhidas sugere que a Urban eVTOL quer que seu carro voador seja guardado em uma garagem, dividindo espaço com seu automóvel convencional, bem diferente dos eVTOLs tradicionais, que são enormes e equipados com rotores e asas bem maiores, como se fossem pequenos aviões. A licença para pilotá-lo ou as demais regulamentações, porém, devem ser idênticas às dos concorrentes.
Para a segurança, os projetistas desenvolveram sistemas que devem salvar sua vida em caso de extrema necessidade. Um deles será o paraquedas balístico, que pode ser acionado em caso de queda, e o outro é um conjunto de minifoguetes que ajudam na desaceleração do carro voador. Isso, claro, será colocado à prova durante os testes.
Preço e disponibilidade
A Urban eVTOL estima que o primeiro voo do Leo Coupe acontecerá em 2022, com seu lançamento comercial podendo acontecer no mesmo ano. O preço planejado pela empresa é de aproximadamente US$ 300 mil.
Fonte: Interesting Engineering, eVTOL News, Urban eVTOL