Carro popular pode "paralisar" mercado de usados, diz especialista
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O pacote de medidas divulgado pelo governo para reduzir preços dos 0km e acelerar a volta do carro popular ao Brasil pode atingir, indiretamente, o mercado de usados e seminovos. Pelo menos foi o que explicou ao Estadão o diretor da ADK Automotive, Paulo Garbossa.
- 10 carros usados com manutenção barata para comprar
- Especialista dá 7 dicas para quem busca por um carro seminovo
Segundo o executivo, no caso de um carro de entrada 0km que teve o preço reduzido em R$ 8 mil, o efeito dominó em um do mesmo modelo, mas do mercado de seminovos, será ainda maior e poderá passar de R$ 10 mil no valor final.
Garbossa explicou que a maior queda no preço do carro usado ou seminovo é esperada, já que há uma depreciação natural do produto. O executivo da ADK Automotive advertiu, porém, que teme um efeito contrário do que pretende o governo com a ação.
Na visão do executivo, o mercado de usados corre o risco de “ficar paralisado” durante a vigência das medidas direcionadas para os carros 0km. Segundo ele, a redução causará uma “bagunça” entre os usados, "pois os preços ficarão muito desvalorizados”.
Inversão de cenário
Vale lembrar que, antes do anúncio das medidas voltadas para o carro popular, o mercado de usados estava bem mais aquecido do que o de veículos novos no Brasil, com números expressivos nos primeiros meses de 2023.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre janeiro e abril foram registrados 3,2 milhões de emplacamentos de carros usados ou seminovos no país. Os 0km, por sua vez, tiveram apenas 588.509 vendas no período, número 5,4 vezes menor.
Com informações: Jornal do Carro