Carro elétrico dos EUA bate recorde de autonomia com carga única

Carro elétrico dos EUA bate recorde de autonomia com carga única

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 22 de Setembro de 2021 às 08h45
Divulgação/Lucid Motors

O mercado de carros elétricos tem um novo líder no quesito autonomia. O sedã de luxo Lucid Air Dream, em sua variante Edition Range, conseguiu percorrer um caminho de 836 quilômetros com uma única carga, superando o até então detentor desse recorde, o Tesla Model S Long Range Plus, que andou por 643 km no ciclo EPA, o mais rígido adotado pelos Estados Unidos em suas medições.

O padrão EPA utiliza vias, ruas e comportamentos dos motoristas dos Estados Unidos, ou seja, priorizando mais o uso do carro na estrada do que na cidade. Com isso, os números obtidos pelo Lucid Air Dream ficam ainda mais impressionantes, já que os carros elétricos costumam gastar mais energia em trajetos de maior velocidade, como já explicamos em algumas análises aqui Canaltech.

Segundo a Lucid, essa autonomia pode ser conquistada devido a algumas modificações no automóvel. A empresa evitou de simplesmente aumentar a bateria para investir em outras peças, como os freios e um motor menor. Parte da recarga de um carro elétrico é obtida por meio da energia regenerada com as frenagens. Os pneus, tamanho das rodas e aerodinâmica também são outros fatores.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Lucid Air Dream é vendido em três versões, que podem ser modificadas para a obtenção de mais autonomia e desempenho. No caso da já citada e recordista Dream Edition Range, ela é equipada com a roda de 19 polegadas e potência de 933cv — quando calçada com rodas de 21 polegadas, o alcance cai para 774 km. Já a variante focada em velocidade, a Dream Edition Performance, despeja 1.111cv e consegue percorrer até 758 km com uma carga, caindo para 725 km com a roda maior.

Há, também, a versão de entrada do carro, a Lucid Air Grand Touring, que é bem menos potente que as demais, mas consegue autonomia impressionante e superior aos concorrentes da Tesla. Essa edição tem motor de 800cv e autonomia de 830 km com rodas 19 e 754 km com rodas 21.

A Lucid Motors também oferece outros modelos em seu portfólio, bem mais modestos em termos de desempenho e autonomia, como o Lucid Air Pure, o mais barato da gama, que custa a partir de US$ 77 mil. Os modelos da linha Dream partem de US$ 156 mil.

Fonte: Inside EVs

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.