Publicidade

Carro elétrico da Xiaomi tem jeitão de Ferrari e precinho camarada

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Setembro de 2023 às 17h05

Link copiado!

Reprodução/Weibo, Autohome
Reprodução/Weibo, Autohome
Tudo sobre Xiaomi

A Xiaomi, em parceria com a startup Gongjianpai Auto Technology, revelou ao mundo o XiaoPaoChe, nome provisório do futuro carro elétrico da marca, até então mundialmente reconhecida por seus smartphones, tablets e demais aparelhos eletrônicos.

O “pequeno esportivo” (XiaoPaoChe, em português), também chamado de SSC SC-01, tem design com apelo esportivo, que lembra bastante uma Ferrari ou um Lotus Elise, mas com especificações (e preço) bem diferentes dos cobiçados modelos a combustão.

O SSC SC-01 é um roadster 100% elétrico, dotado de baterias de 60 kW, que dão ao carro autonomia aproximada de 520 km por carga (no ciclo chinês). O powertrain é composto por dois motores elétricos, com 431cv de potência combinada e aceleração de 0 a 100 km/h em somente 3,5 segundos.

Continua após a publicidade

O chassi do carro elétrico da Xiaomi tem estrutura de aço tubular, que dá a ele 1.370 kg de peso. O esportivo é 14,2 centímetros mais baixo que o BMW Z4 (4,08 m de comprimento x 1,82 m de largura x 1,16 m de altura x 2,50 m de entre-eixos). As rodas são de 18 polegadas, calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup2, e o sistema de freios a disco é composto por seis pistões na parte dianteira e dois na traseira.

Por dentro, o SSC SC-01 tem bancos esportivos revestidos em alcântara e formato de concha, volante de três raios revestido em couro, quadro de instrumentos em LCD, console central com seletor de marchas e uma série de outros comandos, incluindo os de ar-condicionado, no teto. Não há central multimídia no modelo.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Quanto custa o carro elétrico da Xiaomi?

Segundo a imprensa local, o SSC SC-01 foi aprovado nos testes finais realizados em Flaming Mountains, região montanhosa localizada perto da borda norte do deserto de Taklamakan e a leste da cidade de Turpan, na China, e deve chegar ao mercado já em 2024.

O preço do SSC SC-01, carro elétrico da Xiaomi, ainda não foi divulgado oficialmente pelas empresas responsáveis pelo projeto, mas ele não deverá ultrapassar 300 mil yuans, valor equivalente a US$ 41.260 ou, na conversão para a moeda brasileira, R$ 207,2 mil, sem impostos ou taxas de uma eventual importação.