Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carro atingido pela enchente? Veja o que o seguro cobre

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Fevereiro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Saikiran Kesari/Unsplash/CC
Saikiran Kesari/Unsplash/CC

São muitas as cidades pelo Brasil que sofrem com enchentes na época das chuvas, e não é incomum assistir pela televisão às cenas mostrando carros e mais carros completamente cobertos pela água ou levados pelas enxurradas.

Uma dúvida que muita gente tem a esse respeito, e que vem à tona principalmente quando as chuvas torrenciais começam, é em relação ao seguro automotivo. Afinal, o que ele cobre se o carro for atingido por uma enchente?

Continua após a publicidade

Essa informação é valiosa, pois, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), somente entre os dias 19 e 20 de fevereiro de 2023, pelo menos 2,7 mil atendimentos foram realizados para carros afetados por enchentes nas principais cidades do litoral norte de São Paulo. A procura foi fruto das fortes chuvas que causaram estragos e causaram dezenas de mortes na região.

De acordo com a regulamentação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão regulador e responsável pela supervisão dos serviços das seguradoras em todo o país, as apólices, exceto raríssimas exceções, são confeccionadas para cobrir danos contra “eventos da natureza”. O pacote inclui enchentes e alagamentos, enxurradas, chuvas de granizo, quedas de árvores ou muros e deslizamentos de terra.

Na prática, porém, a cláusula que garante cobertura contra os chamados eventos da natureza não é tão cristalina assim. E é nesse ponto que o consumidor que teve um carro atingido pela enchente precisa ficar ligado para saber o que o seguro efetivamente cobre.

Continua após a publicidade

“Forçar” entrada na água pode invalidar seguro

Gutemberg Fragoso, CMO da Compara Online, plataforma digital que permite aos consumidores comparar seguros e produtos financeiros das maiores empresas do mercado, confirmou que ninguém precisa contratar uma cobertura adicional para garantir que o seguro cubra os danos causados pela enchente, mas que há um porém:

“O motorista não pode agravar o risco. Por isso, jamais ele deve tentar atravessar a enchente. O correto é, se possível, colocar o carro em local seguro e aguardar que a água abaixe”, recomendou o executivo.

Segundo Fragoso, as companhias de seguro têm meios suficientes para conseguir levantar se o carro danificado pela enchente foi realmente apanhado de surpresa pela elevação do nível da água ou, então, resolveu se aventurar para “ver se dava” para passar por algum ponto com alagamento.

Continua após a publicidade

“Se o carro estiver estacionado, seja na rua ou na garagem, e for acometido por uma enchente ou até mesmo por uma árvore que caiu sobre o veículo durante a chuva, o seguro vai cobrir os danos. No entanto, se no laudo ficar comprovado que o motorista expôs o veículo a um risco, ou seja, decidiu passar por uma rua que já estava alagada, o seguro não vai cobrir”.

Enchente: o que o seguro cobre?

Agora que já explicamos que mesmo uma apólice básica de seguro para carro, com cobertura para colisão, incêndio e roubo, também dá direito ao pagamento por danos de enchente, e pontuamos o que o motorista NÃO deve fazer para perder o prêmio, chegou a hora de mostrar o que a companhia cobre se você for vítima.

Continua após a publicidade

“Dependendo do que indique o laudo, o sinistro pode até ser qualificado como perda total e o valor do carro ser ressarcido integralmente pela seguradora”, avisou o executivo da Compara Online.

E se não ficar caracterizada a perda total? A seguradora não paga nada? Calma, canaltecher. As apólices contra eventos da natureza garantem serviços para recuperar o carro que passou por uma enchente, mesmo se os danos não causarem a completa inutilização do carro.

Se o valor dos danos não for superior ao da franquia contratada, algumas companhias oferecem a higienização completa do carro afetado pelas águas da inundação ou enchente. Problemas mecânicos, de funilaria e de parte elétrica também serão ressarcidos, caso não seja configurada a perda total.

Continua após a publicidade

Dicas para evitar problemas

Tão ou mais importante do que saber o que o seguro cobre se o carro for atingido pela enchente é tentar evitar passar por essa enorme dor de cabeça, não acham? Pensando nisso, o Canaltech listou algumas dicas básicas que podem te ajudar a se livrar de áreas de risco, ou que estejam começando a alagar.

  • Diminua a velocidade: Em pistas molhadas, ou parcialmente alagadas (com água abaixo da metade da roda), o carro tem mais aderência em velocidades baixas, e isso pode ajudá-lo a procurar um lugar seguro;
  • Ar-condicionado desligado: Pode até estar um calor de 40ºC, mas a recomendação dos especialistas é de desligar o ar-condicionado se a única solução for passar por uma rua parcialmente coberta pela água, pois, com ele ligado, o risco de entrar água no motor aumenta consideravelmente;
  • Desligue o motor: Foi surpreendido por uma enchente e não dá mais pra sair? Desligue o motor do carro, pois tentar dar a partida pode piorar os danos.
Continua após a publicidade

A dica principal, porém, é a mais simples de todas. Em caso de ser atingido por uma enchente, abandone o carro onde ele estiver e procure por um lugar alto e seguro, pois salvar a vida é muito mais importante do que qualquer prejuízo financeiro causado pelo dano material que o veículo possa sofrer.