Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é a diferença entre seguro automotivo e proteção veicular?

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Março de 2022 às 15h00

Link copiado!

Michael Jim/Unsplash/CC
Michael Jim/Unsplash/CC

Se você está procurando um meio de proteger seu carro, mas não sabe a diferença entre seguro automotivo e proteção veicular, não se desespere. O Canaltech vai explicar direitinho o que cada um deles oferece e esclarecer que há, sim, diferenças entre as duas modalidades de cobertura.

A principal delas é que o seguro automotivo só pode ser oferecido por companhias regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). A proteção veicular, por sua vez, fica sob a responsabilidade de cooperativas sem fins lucrativos.

Esse ponto, na verdade, é de extrema importância na hora da análise, principalmente pensando no pior cenário, que no caso do seguro é a ocorrência de um sinistro — furto, roubo ou acidente.

Continua após a publicidade

Enquanto o seguro automotivo tem suas normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela própria Susep, a proteção veicular baseia-se pura e simplesmente no Código Civil Brasileiro e na Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Em resumo, no caso de sinistros, quem conta com a proteção veicular possivelmente terá que encarar um pouco mais de burocracia e poderá ter mais dores de cabeça até chegar à resolução do eventual problema.

Apólices também são diferentes

Continua após a publicidade

A segunda grande diferença entre seguro automotivo e proteção veicular está na apólice propriamente dita. No primeiro modelo, mais tradicional, o documento especifica os deveres e responsabilidades do cliente e da seguradora.

É a apólice que oficializa a garantia da seguradora ao dono do carro de que os custos serão cobertos em caso de sinistros como acidentes, furto ou roubo durante a vigência da mesma, que é de 12 meses.

No caso da proteção veicular, não há apólice. Os integrantes da cooperativa assinam um documento no qual se comprometem a responsabilizar-se mutuamente sobre os veículos que fazem parte da cesta. Ou seja: você pode acabar tendo que pagar caso outro integrante da cooperativa tenha algum incidente com o carro.

Preços e formas de cobrança

Continua após a publicidade

Se por um lado o risco assumido pelo segurado é maior no caso da proteção veicular, já que ele terá de “colaborar” com o pagamento do prêmio se o carro de outro associado tiver algum problema, por outro o preço a ser pago é bem menor.

Isso acontece por uma razão simples: as seguradoras calculam o valor do prêmio, ou seja, o que o cliente paga anualmente para ter a cobertura do seguro automotivo, levando em consideração uma série de fatores, que vão desde o perfil do motorista até a região em que ele mora. No caso da proteção veicular, apenas as características do carro são avaliadas.

A forma de cobrança também é diferente: enquanto o seguro automotivo normalmente é pago à vista ou em poucas parcelas, a proteção veicular é feita de forma variável, composta por uma taxa de administração fixa somada ao rateio mensal de todos os prejuízos com os carros da cooperativa no mês anterior.

Continua após a publicidade

Seguro automotivo x proteção veicular: coberturas

Não há praticamente nenhuma diferença no que é oferecido em termos de coberturas para quem opta por seguro automotivo ou pela proteção veicular. Ambos os serviços costumam dar aos clientes garantia contra roubos, furtos, incêndios, colisões e danos a terceiros.

A diferença, neste ponto, normalmente está relacionada às coberturas extras, como assistência 24 horas, guincho ou serviços para a residência. Elas estão presentes em praticamente todas as ofertas de seguro, mas não costumam contemplar quem opta pela proteção veicular.

E aí? Entendeu a diferença entre seguro automotivo e proteção veicular? Comente com a gente em nossas redes sociais se você tem alguma delas e as experiências que passou quando precisou de ajuda com seu carro.

Continua após a publicidade

Com informações: Rodobense ComparaOnline