Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carregadores da Tesla começam a funcionar com carros elétricos de outras marcas

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Março de 2023 às 11h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Tesla

A Tesla liberou seus carregadores para que carros elétricos de outras marcas possam utilizá-los. Isso aconteceu após um acordo com o governo dos Estados Unidos, que tem metas ousadas para criação de postos de recarga e "precisa" da empresa de Elon Musk para isso. Na prática, já está rolando.

Nossos colegas do portal Electrek fizeram um teste em um carregador Tesla Supercharger nas imediações de Nova Iorque. Eles utilizaram um Chevrolet Bolt pré-reestilização na estação, seguindo as regras que a Tesla impõe, ou seja, com o aplicativo e a cobrança por kWh.

Devido ao carro estar com carga de 80%, não foi possível testar a alta velocidade desses carregadores, que são um dos melhores à disposição nos EUA. Mas que o serviço já está funcionando, está, inclusive, com adaptadores do Tipo 2 à disposição, algo que deve se espalhar por todo o país em breve.

Continua após a publicidade

Segundo o repórter Seth Weintraub, lhe foi cobrado US$ 1,47 por 3kWh de carga, um valor relativamente baixo. Mas isso mostra que, em um primeiro momento, será vantajoso para a Tesla liberar seus carregadores. O ganho em receitas poderá ser substancial, mesmo que a manutenção precise ser mais constante. Segundo relatos que o Canaltech colheu em visita recente aos Estados Unidos, é raro ver um Tesla Supercharger quebrado ou sem funcionar.

A promessa de Joe Biden

A promessa do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (DEM), é bem ousada. Em sua campanha eleitoral, ele prometeu a instalação de 500 mil carregadores de carros elétricos no país. Atualmente, são 45 mil. E para isso, claro, prometeu subsídios à montadoras e empresas que desenvolvem estações de recarga que somam mais de US$ 7 bilhões.

Continua após a publicidade

A Tesla também queria uma parte desse dinheiro, então, Biden solicitou a Elon Musk que liberasse seus carregadores para carros de outras marcas como contrapartida. Para chegar em sua meta, ou pelo menos perto dela, a ajudinha da Tesla é mais do que bem-vinda.