Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bugatti Tourbillon | Sucessor do Chiron é híbrido e chega a incríveis 445km/h

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Junho de 2024 às 16h47

Link copiado!

Divulgação/Bugatti
Divulgação/Bugatti

O tão esperado supercarro sucessor do Bugatti Chiron finalmente apareceu. A marca francesa apresentou nesta sexta-feira (21) o Bugatti Tourbillon, esportivo híbrido que foi definido pela montadora de luxo como “um carro para a eternidade”.

O Bugatti Tourbillon se assemelha bastante ao Chiron, ícone que imortalizou o lendário motor W16. Mas não se deixe enganar: o novo superesportivo híbrido da marca é um projeto completamente novo ou, nas palavras da Bugatti, um carro “concebido a partir de uma tela em branco”.

Apesar de ter sido projetado do zero, não dá para negar que o Tourbillon tem o DNA da Bugatti. O conceito do novo superesportivo híbrido é baseado na filosofia definida pela marca como Form Follows Performance que, em bom português, significa algo como Formas em busca de Performance.

Continua após a publicidade

O design do sucessor do Chiron, portanto, é “reconhecível” à primeira vista. O superesportivo apresenta linhas nítidas e angulares, que passam uma sensação de movimento, mesmo com o carro inerte. No centro do carro há uma espécie de barbatana, claramente inspirada no Type 57SC, que ajuda o carro a ter excelente aerodinâmica.

Bougatti Tourbillon: potência e desempenho absurdos

A principal atração do Tourbillon, porém, é o conjunto mecânico — que também é completamente novo. Ele é formado por um motor de 8.3 litros V16 naturalmente aspirado, que foi produzido em parceria com engenheiros da Cosworth e incorpora tecnologias da Fórmula 1.

Ele trabalha em conjunto com três outros propulsores elétricos, alocados um na traseira e dois na dianteira. Combinados, os motores V16 e os elétricos geram uma potência de 1.800 cv. O torque máximo dos motores não foi divulgado, mas o V16 a combustão entrega, sozinho, 91,8 kgf/m, uma “patada” e tanto.

De acordo com a marca, as especificações do Tourbillon farão o superesportivo híbrido da Bugatti atingir os 100 km/h em menos de 2 segundos partindo do zero absoluto. Número que colocará o novo modelo francês em uma seleta lista de carros mais rápidos do planeta.

Chegar em um piscar de olhos aos 100 km/h, porém, não é a maior façanha do herdeiro do Chiron. O Bugatti Tourbillon é capaz de alcançar os 200 km/h em cerca de 5 segundos e bater na barreira dos 300 km/h em 10 segundos. A velocidade máxima informada pela fabricante é de 380 km/h, mas ela pula para 444 km/h se o modelo estiver equipado com a Speed Key, que mantém a enorme asa traseira abaixada.

Continua após a publicidade

Bugatti Tourbillon: preço e disponibilidade

O Bugatti Tourbillon foi apresentado, mas sua produção ainda vai demorar um pouquinho para começar. Segundo a marca francesa, o novo hipercarro híbrido esportivo terá apenas 250 unidades confeccionadas, e se tornar dono de uma delas exigirá um investimento alto.

Cada Bugatti Tourbillon custará 3,6 milhões de euros, preço que hoje equivale a R$ 21 milhões. Mate Rimac, CEO da marca, avisa, porém, que o investimento valerá cada centavo. “Ele é incomparável, pois, se for comparável, não é mais um Bugatti”. E aí: bora economizar pra comprar um?

Continua após a publicidade