Publicidade

BMW XM tem motor V8 híbrido mais potente da história da marca

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/BMW
Divulgação/BMW

A BMW anunciou seu primeiro SUV da divisão M equipado com motorização híbrida. Trata-se do BMW XM, que vem com o conhecido V8 da montadora alemã, mas que vai trabalhar em conjunto com um propulsor elétrico, melhorando o desempenho e a economia de combustível.

Os números, pelo menos na ficha, impressionam: são 745cv de potência e 101,9 kgf/m de torque, proporcionados pelo motor V8 biturbo de 585cv e 76,4 kgf/m de torque e outro elétrico de 197cv e 28,5 kgf/m. Segundo a BMW, o câmbio é automático convencional, com oito marchas e o consumo combinado é de 66 km/l.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esse motor elétrico, aliás, trabalha com uma bateria de 25,7 kWh que dá ao BMW XM uma autonomia de 88km somente no modo elétrico, além de permitir o uso em velocidades de até 140km/h quando utilizando o modo puramente zero emissão — números bem impressionantes se tratando de um esportivo.

Além disso, o SUV tem toda uma preparação voltada ao desempenho, com distribuição de carga por eixo de 50:50 e tecnologia de suspensão Adaptive M Professional. As molas e amortecedores são controlados eletronicamente para o máximo de desempenho não só em aceleração, mas também em dinâmica.

Para dar ainda mais esportividade, a BMW equipou o SUV com rodas aro 23 polegadas e um design que a própria marca chama de "extravagante".

Extremamente tecnológico e luxuoso

Além do desempenho, que terá mais números divulgados pela BMW em breve, como a aceleração e velocidade máxima, o BMW XM será um dos carros mais bem equipados e tecnológicos da montadora alemã. E parte dos equipamentos e do habitáculo será emprestado do BMW iX, que já passou pelas mãos do Canaltech.

O painel é o mesmo que estreou no SUV elétrico e é composto por duas enormes telas, que fazem as funções de painel de instrumentos e multimídia. Há ainda BMW Head-Up Display, sistema de som da renomada Bowers & Wilking com 1.500W de potência, BMW Driving Assistant com diversos auxílios para a segurança do motorista e passageiros, Active Cruise Control e Parking Assistant Plus.

Continua após a publicidade

Ainda sobre o interior, a BMW ressalta que utilizou muita fibra de carbono no acabamento, mas também materiais como couro e soft touch. Há, também, espaço abundante na cabine, como era de se esperar do maior SUV da marca na atualidade.

BMW XM: Preço e disponibilidade

O BMW XM deve chegar aos Estados Unidos ainda em 2022, já que será fabricado por lá. Na Europa e demais mercados, o SUV chegará em 2023. O Brasil pode estar na lista.