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BMW fará apenas motores para carros elétricos na Alemanha

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/BMW
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Os badalados motores a combustão de 4, 6 ou 8 cilindros da BMW fazem parte do passado da marca na Alemanha. A montadora confirmou que a planta de Munique, a partir de agora, focará sua produção apenas nos propulsores para veículos elétricos.

Apesar de a montadora não ter estabelecido uma data oficial para a "morte" dos carros movidos a combustão, a estratégia de focar apenas em carros elétricos na principal fábrica da marca é um passo importante na caminhada rumo à descarbonização total da frota.

O plano, na verdade, teve início em 2020, com a produção do coupé elétrico i4. Agora, além da nova geração do modelo e dos futuros Série 3 elétrico (i3) e de sua versão “perua”, a i3 Touring, a BMW terá espaço nas linhas de produção para os carros da família Neue Klasse, previstos para chegar ao mercado entre 2025 e 2027.

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Para onde vão os motores a combustão?

O ponto final na fabricação de motores a combustão em Munique não quer dizer que a história da BMW com propulsores 4 cilindros, V6 ou V8 tenha chegado ao fim. Ela apenas foi remanejada para outras plantas.

Os mais potentes, com 6 e 8 cilindros, agora entrarão nas linhas de produção da fábrica situada em Hams Hall, no Reino Unido, enquanto os motores 4 cilindros passarão a ser produzidos em Steyr, na Áustria.

Funcionários mantidos em Munique

Os cerca de 1.200 funcionários que trabalhavam na produção de motores em Munique não foram dispensados pela BMW. A marca remanejou os colaboradores para outras funções, inclusive para a produção dos novos carros elétricos do portfólio.

A montadora também está planejando construir novas fábricas de baterias para carros elétricos, já prevendo uma alta demanda por seus modelos em um futuro próximo. Canadá, China, Estados Unidos, México e um grande centro da Europa devem ser sedes do futuro elétrico da luxuosa marca bávara.