Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Audi RS Q e-Tron será o primeiro carro elétrico da história do Rally Dakar

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Julho de 2021 às 13h03

Link copiado!

Divulgação/Audi
Divulgação/Audi
Tudo sobre Audi

A Audi fez um importante anúncio para o mundo do automobilismo e que deve iniciar uma revolução nas competições de rally. A montadora alemã é a primeira a utilizar um carro elétrico no Rally Dakar, uma das principais competições off-road do mundo. Neste caso, o veículo utilizado pela Audi Sport será o SUV RS Q e-Tron, que tem tração nas quatro rodas e será totalmente adaptado para as condições da modalidade.

Disputado no deserto, o Rally Dakar não oferece ao piloto a chance de carregamento do automóvel elétrico em seus mais de 10 dias de corrida. Por isso, a Audi teve que pensar em outra maneira de deixar a bateria do SUV sempre pronta para uso e, por meio da engenharia, criou um sistema semelhante a de um carro híbrido, usando não apenas a regeneração de energia por meio da frenagem, mas também o auxílio de um propulsor extra.

Por isso, o Audi RS Q e-tron possui um motor TFSI que se junta ao conversor de energia que carrega a bateria de alta voltagem durante a condução. Como o motor a combustão é acionado em faixa particularmente eficiente entre 4.500 e 6.000 rpm, o consumo específico fica bem abaixo de 200 gramas por kWh. Ou seja, esse propulsor turbo só entra em ação em uma faixa de aceleração bem específica.

Continua após a publicidade

Os eixos dianteiro e traseiro têm instalados uma unidade de gerador-motor (MGU) do veículo atual da Audi Fórmula E, o e-tron FE07, que foi desenvolvido pela Audi Sport para a temporada 2021. Somente pequenas modificações foram feitas para usar a MGU no Rally Dakar. Uma terceira MGU, de design idêntico, é parte do conversor de energia e serve para recarregar a bateria de alta voltagem durante a condução. A bateria pesa cerca de 370 kg e tem capacidade de cerca de 50 kWh.

A potência máxima do trem-de-força elétrico desenvolvido para o RS Q e-Tron é de 500 kW (679cv). Entretanto, os organizadores do Rally Dakar ainda estão avaliando o quanto disso poderá ser usado sem que haja desequilíbrio, já que, na média, os demais automóveis despejam bem menos potência do que isso. O torque também é outro ponto a ser considerado, uma vez que nos carros elétricos ele vem de imediato.

O protótipo do Audi RS Q e-tron teve sua primeira aparição em Neuburg, Alemanha, no início deste mês de julho. Um programa intensivo de teste e as primeiras entradas de teste em ralis cross-country estão na agenda até o final do ano. O Rally Dakar acontecerá na Arábia Saudita, com largada programada para o dia 2 de janeiro de 2022.