Audi RS Q e-Tron será o primeiro carro elétrico da história do Rally Dakar

Audi RS Q e-Tron será o primeiro carro elétrico da história do Rally Dakar

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 27 de Julho de 2021 às 13h03
Divulgação/Audi

A Audi fez um importante anúncio para o mundo do automobilismo e que deve iniciar uma revolução nas competições de rally. A montadora alemã é a primeira a utilizar um carro elétrico no Rally Dakar, uma das principais competições off-road do mundo. Neste caso, o veículo utilizado pela Audi Sport será o SUV RS Q e-Tron, que tem tração nas quatro rodas e será totalmente adaptado para as condições da modalidade.

Disputado no deserto, o Rally Dakar não oferece ao piloto a chance de carregamento do automóvel elétrico em seus mais de 10 dias de corrida. Por isso, a Audi teve que pensar em outra maneira de deixar a bateria do SUV sempre pronta para uso e, por meio da engenharia, criou um sistema semelhante a de um carro híbrido, usando não apenas a regeneração de energia por meio da frenagem, mas também o auxílio de um propulsor extra.

Por isso, o Audi RS Q e-tron possui um motor TFSI que se junta ao conversor de energia que carrega a bateria de alta voltagem durante a condução. Como o motor a combustão é acionado em faixa particularmente eficiente entre 4.500 e 6.000 rpm, o consumo específico fica bem abaixo de 200 gramas por kWh. Ou seja, esse propulsor turbo só entra em ação em uma faixa de aceleração bem específica.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Os eixos dianteiro e traseiro têm instalados uma unidade de gerador-motor (MGU) do veículo atual da Audi Fórmula E, o e-tron FE07, que foi desenvolvido pela Audi Sport para a temporada 2021. Somente pequenas modificações foram feitas para usar a MGU no Rally Dakar. Uma terceira MGU, de design idêntico, é parte do conversor de energia e serve para recarregar a bateria de alta voltagem durante a condução. A bateria pesa cerca de 370 kg e tem capacidade de cerca de 50 kWh.

A potência máxima do trem-de-força elétrico desenvolvido para o RS Q e-Tron é de 500 kW (679cv). Entretanto, os organizadores do Rally Dakar ainda estão avaliando o quanto disso poderá ser usado sem que haja desequilíbrio, já que, na média, os demais automóveis despejam bem menos potência do que isso. O torque também é outro ponto a ser considerado, uma vez que nos carros elétricos ele vem de imediato.

O protótipo do Audi RS Q e-tron teve sua primeira aparição em Neuburg, Alemanha, no início deste mês de julho. Um programa intensivo de teste e as primeiras entradas de teste em ralis cross-country estão na agenda até o final do ano. O Rally Dakar acontecerá na Arábia Saudita, com largada programada para o dia 2 de janeiro de 2022.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.