5 motivos para comprar o Audi Q5 híbrido
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

Lançado em 2022, o Audi Q5 TFSIe passou uma impressão extremamente positiva no primeiro contato que tivemos com ele. Agora, com um convívio de mais dias, nossas percepções deste SUV, que é um dos mais desejados do mercado premium, foram ainda melhores.
- Review Audi Q5 híbrido | Armas próprias para encarar concorrentes pesados
- 3 motivos para não comprar o Audi Q5 híbrido
Além de ser muito bem equipado e confortável, o Q5, na versão híbrida, também é um dos modelos mais econômicos de sua categoria e consegue duelar muito bem com rivais consagrados, como o Volvo XC60 e o BMW X3.
Pontos positivos para isso não faltam.
Qual é o público-alvo do Audi Q5 Híbrido?
Bem maior do que um Audi Q3, o Audi Q5 tem um jeitão mais de carro familiar, porém, com a chegada da eletrificação, ele pode, muito bem, ser o único carro da garagem, já que tem boa capacidade de trafegar somente no modo elétrico, trazendo mais economia de combustível e uma tocada mais serena.
Quem vai se interessar pelo Audi Q5 TFSIe? Um público com ótimo poder aquisitivo e que quer começar a trafegar no mundo da eletrificação, mas sem perder o status e o prazer em dirigir.
5 motivos para comprar o Audi Q5 híbrido
Confira abaixo uma lista com cinco motivos que podem te levar a comprar um Audi Q5 híbrido.
5. Conforto e espaço interno
Quem busca subir de patamar e ir para um SUV premium mais confortável sabe que o Audi Q5 atende isso perfeitamente. Apesar do tunel central ser bem largo e alto por causa da tração Quattro, o modelo é bem espaçoso e consegue levar três adultos sem maiores problemas na fileira de trás.
Além disso, a suspensão do Q5 é mais voltada para o conforto do que para a esportividade, algo que, certamente, aumenta a percepção de conforto e aconchego.
Medidas do Audi Q5 TFSIe:
- Comprimento - 4,68m
- Largura - 1,89
- Altura - 1,65
- Entre-eixos - 2,81m
- Porta-malas - 465 litros
4. Acabamento
Há quem diga que a Audi não tem o mesmo requinte de suas concorrentes, mas isso é totalmente infundado, sobretudo se virmos o quão bem acabado é o Audi Q5 TFSIe. A espantosa sobriedade característica da marca se une ao luxo e deixa a cabine muito agradável e com ar de carro premium, de fato.
Há couro por toda parte e o painel frontal mescla o soft touch com peças em black piano, elevando a percepção de sofisticação e valor agregado. Isso sem falar, é claro, nos apetrechos tecnológicos.
3. Autonomia no modo elétrico
Oficialmente, o Audi Q5 TFSIe pode rodar 37km apenas com o motor elétrico de 143cv e a bateria de 17,9 kWh, mas, em nossos testes, esses números foram ainda melhores. Conseguimos, no uso urbano, percorrer quase 50km somente com o propulsor zero emissão.
Isso é possível ao bom gerenciamento das baterias e com uma tocada um pouco mais comportada nas vias.
2. Dirigibilidade
Por mais que seja um SUV de porte médio/grande, o Audi Q5 consegue manter características importantes que todo Audi tem, como a ótima dirigibilidade. Feito na ótima plataforma MLB Evo, o crossover é bem firme nas curvas e, mesmo com a suspensão mais acertada para o conforto, traz alguma esportividade, sobretudo quando colocamos no modo de condução voltado à performance.
Em momentos de maior agilidade, o carro também se sai bem e responde bem aos nossos comandos, graças, também, à direção elétrica ultrarresponsiva e direta.
1. Desempenho
Antes de falar de como o Audi Q5 TFSIe anda, propriamente, vamos aos números: o SUV híbrido plug-in é equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina de 252 cv e 37,7 kgf/m e outro elétrico de 143cv e 35,7 kgf/m. Juntos, esses propulsores rendem ao SUV 367cv e 51 kgf/m de torque. É muita coisa! O 0 a 100km/h é feito em ótimos 5,3s.
Na prática, o que isso significa? Graças aos modos de condução do Audio Q5 híbrido, tudo fica nas mãos do motorista para decidir como será a vida no carro. No modo mais esportivo, ele se torna, realmente, um carro agressivo, com o torque do motor elétrico invadindo a aceleração de modo muito rápido e proporcionando acelerações que te grudam no banco — porém com muita segurança.
Isso fica ainda mais interessante quando lembramos que o Audi Q5 tem a tração integral Quattro, uma das mais seguras e bem pensadas do mercado. E o segredo de tamanho desempenho e estabilidade está nesse sistema de tracionamento.
Na estrada, o Q5 TFSIe é mais do que dono de si e pode proporcionar uma experiência bem interessante quando os motores estão trabalhando em conjunto. Caso sua bateria acabe, porém, não se preocupe, o 2.0 turbo dá conta do recado.