Audi A4 deve ser o último carro da alemã com motor a combustão

Audi A4 deve ser o último carro da alemã com motor a combustão

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 11 de Outubro de 2021 às 15h50
Reprodução/Auto Express

Considerado um dos carros mais clássicos da Audi, o sedã A4 ganhará uma nova versão em 2023, mas a motorização ainda não será elétrica, como já foi especulado. Oliver Hoffman, chefe de desenvolvimento técnico da marca, revelou em entrevista à revista Auto Express qual o plano para o modelo.

“O desenvolvimento da próxima geração do A4 está em andamento. Vamos oferecer esse carro e o A6 por muitos anos. A produção do último novo modelo com motor de combustão começará em 2025 e terminará com um ciclo de vida normal em 2033. Mas vamos lançar alguns modelos muito antes”.

De acordo com Hoffman, o modelo que chegará ao mercado em 2023 utilizará a mesma plataforma MLB da geração atual. Embora contenha uma eletrificação maior, incluindo híbridos e plug-in, ele terá sob o capô o novo motor a combustão — gasolina e a diesel. Este, segundo o executivo, será “o melhor que a Audi já lançou” e marcará a despedida rumo aos elétricos.

E o elétrico?

O planejamento da Audi de eletrificar toda a frota a partir de 2026 pode ou não incluir o sedã A4. Se isso ocorrer, no entanto, ele não utilizará mais a plataforma MLB, já que, para isso, precisaria abrir mão de muito espaço para acomodar as baterias. A ideia, talvez, seja adotar algo que já existe dentro das marcas parceiras do grupo.

“Estamos muito felizes por ter uma parceria forte dentro do grupo, como a Porsche para PPE [plataforma ], a Volkswagen para MEB [plataforma] e nossa própria plataforma, a MLB. Temos o poder de desenvolver e produzir plataformas dedicadas para a maioria das tecnologias”, desconversou Hoffman.

Enquanto o A4 100% elétrico não sai do papel, a ideia é dar ao sedã um alcance elétrico de cerca de 100 quilômetros nos futuros híbridos, com sistema de 48 volts. Isso permitirá que o chassi do A4 fique inalterado e fiel às proporções atuais, mantendo, inclusive, a distância entre-eixos.

Fonte: Auto Express

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.