Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ativar o AutoPilot da Tesla sem um condutor é mais fácil do que pensávamos

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Abril de 2021 às 11h33

Link copiado!

Reprodução/David von Diemar (Unsplash)
Reprodução/David von Diemar (Unsplash)
Tudo sobre Tesla

Por mais que os recursos de direção autônoma dos carros da Tesla sejam extremamente avançados, não quer dizer que eles sejam infalíveis. Pesquisadores da Consumer Reports conseguiram enganar o AutoPilot para que ele funcionasse sem um condutor ao volante, algo que não é possível, segundo a própria Tesla.

A bordo de um Tesla Model Y, os pesquisadores sentaram no banco traseiro e no do passageiro dianteiro do automóvel. Para enganar o sistema e colocar "alguém" no assento do motorista, prenderam uma corrente ao volante para simular a empunhadura das mãos, afivelaram o cinto de segurança e deram a partida no carro.

O teste, que foi feito em um circuito fechado, acabou por comprovar que o carro não é capaz de identificar se uma pessoa está mesmo atenta ao que acontece na estrada ou não. Para efeito de comparação, a Ford já prepara uma solução idêntica ao AutoPilot com uma câmera interna para vigiar os motoristas.

Continua após a publicidade

“Foi um pouco assustador quando percebemos como era fácil derrotar as salvaguardas, que provamos serem claramente insuficientes. Em nossa avaliação, o sistema não só falhou em garantir que o motorista estava prestando atenção, mas também não conseguiu dizer se havia um motorista ali. A Tesla está ficando para trás de outras montadoras como GM e Ford que, em modelos com sistemas avançados de assistência ao motorista, usam tecnologia para garantir que o motorista esteja olhando para a estrada", disse Jake Fisher, diretor sênior de testes da Consumer Reports.

Essa revelação da Consumer Reports deixa os donos de Tesla ainda mais preocupados, principalmente por ter vindo logo após um acidente fatal nos Estados Unidos.

Fonte: Gizmodo