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Ivo Meneghel/ Canaltech
Quando lançado em 2009, o Porsche Panamera veio para ser o sucessor espiritual do Porsche 989, protótipo de sedan de turismo que teve apenas uma unidade produzida em 1991 e que colocaria a montadora de Stuttgart como referência nesse segmento.
Para chegar a um produto que pudesse ter seu DNA e, ao mesmo tempo, apresentar uma alternativa aos concorrentes pesados de sua época, a Porsche teve que fazer muitas pesquisas e entender o que um potencial cliente poderia querer em um sedan desse tamanho.
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Passados os anos e o sucesso absoluto de mercado, hoje o Panamera pode ser considerado um dos melhores carros já feitos pela Porsche em todos os tempos. Aqui temos conforto, esportividade, potência de sobra e um acréscimo importante: a eletrificação. O carro foi um dos primeiros da marca a receber motorização híbrida em todas as suas versões.
A experiência com o Panamera 4S e-Hybrid foi sublime e já dá para adiantar: poucos carros conseguem se unir tanto ao motorista quanto este sedan, elevando a relação entre ser humano e máquina a níveis estratosféricos.
Prós
Desempenho
Consumo
Luxo
Conforto
Dirigibilidade
Design
Contras
Porta-malas
Ausência de alguns equipamentos
Conectividade e Segurança
Com preço beirando os R$ 800 mil (sem opcionais), era de se esperar que o Porsche Panamera 4S e-Hybrid fosse bem equipado no aspecto tecnológico e de segurança. Mas, mesmo com um pacote recheado, sentimos falta de alguns itens que estão presentes em alguns concorrentes e até modelos dentro da Porsche.
Falando inicialmente de segurança, temos aqui um carro munido de 10 airbags, controles de estabilidade e tração, indicador de fadiga e sistema de permanência em faixa, itens que estão presentes de série nesta versão. Sentimos falta, porém, de recursos como a frenagem automática e o alerta de colisão frontal.
Mesmo sem ser extremamente completo nesse aspecto, não dá para dizer que o Panamera faz feio em segurança, afinal, conviver com um carro desse porte e desempenho te traz coragem para acelerar, mas o habitáculo foi pensado para te passar a sensação de proteção extrema.
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Já no campo da conectividade, a central multimídia que equipava a unidade que avaliamos não contava com o Android Auto, com o espelhamento de celulares restrito o Apple CarPlay.
Mesmo assim, o equipamento conta com ótima resolução, interface extremamente bem pensada e intuitiva, além de trazer praticamente todos os comandos que precisamos para controlar as diferentes funções do carro.
Há, também, um GPS nativo que pode ser atualizado over-the-air e que ajuda um pouco para quem for usuário de dispositivos Android. Todo o comando da central pode ser feito na tela touchscreen ou por meio do console central, que também traz os comandos de climatização e modificação do chassis.
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Para completar, de série, há um excelente sistema de som assinado pela Bose, um dos melhores que já pudemos avaliar no Canaltech, já que parece transformar a cabine do Panamera em uma verdadeira sala de música sobre rodas.
Modelo 2022 mais completo
A unidade do Porsche Panamera avaliada pelo Canaltech ainda não contava com importantes atualizações e opcionais que a versão 2022 do carro recebeu, sobretudo no campo da segurança.
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O grande destaque fica por conta do assistente de visão noturna, que também está presente em outros modelos da marca. Esse recurso transmite uma imagem térmica infravermelha para o painel de instrumentos e fornece ao motorista informações além do alcance dos faróis.
Os pedestres detectados são destacados em amarelo. Os pedestres que estão muito próximos e animais de grande porte são destacados em vermelho e o motorista recebe um aviso visual e sonoro. Esse recurso funciona em conjunto com os faróis principais em LED com feixe de matriz, que também possuem a função de luz de marcação para pessoas.
Conforto e Experiência de uso
Sem surpresa alguma, é mesmo ao volante que o Porsche Panamera 4S e-Hybrid encanta e apaixona. E não é apenas por sua potência e velocidade, mas pelo modo como somos abraçados pelo carro e, em uma espécie de simbiose, somos um só nas ruas e estradas, com absoluto conforto e poder.
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A sensação de pisar fundo e ver os 560cv e 76,5 kgf/m de torque serem despejados de uma só vez causa um certo cansaço depois de algumas vezes repetindo o exercício, tamanha a força desse monstro alemão. O 0 a 100, segundo nosso teste, foi de 3,8 segundos, o mais rápido já aferido pelo Canaltech.
Esse desempenho vem de uma mescla entre um ótimo motor 2.9 turbo V6 e o conjunto elétrico, que trabalham juntos com um câmbio automatizado de dupla embreagem de oito marchas. As trocas são tão rápidas e precisas que se tornam imperceptíveis.
Por ser um híbrido, seu funcionamento é bem silencioso quando utilizamos com o motor elétrico tomando as rédeas, mas é possível, ao acionar o motor a combustão, ouvir o escapamento esportivo, que certamente pode acordar a vizinhança.
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A direção é elétrica, mas se adapta à velocidade do carro e ao modo de condução escolhido, que pode ser puramente elétrico, limitando o carro a uma velocidade de 140 km/h com 54km de autonomia; híbrido, proporcionando equilíbrio e um uso mais cotidiano; e os esportivos, que transformam essa máquina em uma besta — completamente controlável, é bom dizer.
O consumo, quando usado o modo híbrido, proporcionou médias impressionantes, na casa dos 15km/l (sempre com gasolina). Mas, é possível até fazer médias melhores, a depender das condições de viagem e peso total do carro (a base é de 2.225kgs). É bom lembrar que o Panamera é um hibrido plug-in, ou seja, pode ser recarregado em tomadas ou postos de carga.
Além dos modos de condução, podemos ajustar a suspensão pneumática do Porsche Panamera para a nossa necessidade e gosto pessoal. Há três níveis: um mais baixo, outro mais centralizado e outro um pouco mais elevado. Entretanto, mesmo no modo mais rente ao chão, o carro passava pouco das imperfeições do solo para a cabine, algo impressionante considerando um esportivo.
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E esse, talvez, seja o grande trunfo desse sedan. Ao contrário de outros esportivos de luxo, o Panamera é extremamente amigável e gostoso de guiar, mas sem deixar de lado a diversão e a esportividade. A experiência é muito agradável e pode atender até os motoristas mais tímidos.
Espaço interno
Falando especificamente do espaço interno, o Porsche Panamera é um 2+2, ou seja, apenas quatro passageiros viajam nele. Isso acontece porque a fileira traseira de bancos tem um enorme console central que abriga os controles de climatização e entretenimento, exclusivos para esse habitáculo.
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Há muito conforto para todos e quatro adultos grandes viajam sem maiores problemas. O único pormenor talvez possa ser o porta-malas que, mesmo com bom volume (403 litros), é completamente ocupado pelo estepe (uma quarta roda de 20 polegadas) e o pacote de carregamento doméstico.
Os bancos são extremamente confortáveis e, como era de se esperar, envoltos em um couro de extrema qualidade e elegância.
A suspensão pneumática é um dos maiores trunfos do Porsche Panamera
— Felipe Ribeiro
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Design e Acabamento
A Porsche conseguiu fazer um ótimo trabalho com o design do Panamera e isso é óbvio, já que manteve seu DNA tanto na dianteira quanto na traseira e “esticou” o carro para dar o porte necessário à categoria. Tudo muito harmonioso e agressivo, do jeito que um fã de Porsche pediria.
O carro ainda pode ter um aerofólio salientado caso o motorista o acione. Esse recurso, claro, além de melhorar a aerodinâmica, tira um pouco o formato predominantemente arredondado do bólido alemão.
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Já no acabamento, o luxo predomina e convive bem com a sobriedade genuinamente alemã. Não há superfícies com plástico duro à mostra e o painel traz linhas que passam a impressão de estarmos em um carro maior. O console central, por sua vez, tem um painel enorme com controles touch, aumentando a elegância e usabilidade.
A Porsche também se preocupou com os detalhes voltados à eletrificação e tratou de dar o seu tradicional toque verde em algumas partes do carro para lembrarmos que estamos em um modelo híbrido, como no nome “e-Hybrid” e nas pinças dos freios.
E por falar em verde, é possível manipular as cores das luzes da cabine em diferentes tons, dependendo sempre do seu humor ou estado de espírito, algo que as montadoras premium adoram fazer.
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Porsche Panamera 4S e-Hybrid
Concorrentes
Podemos tratar como concorrentes do Porsche Panamera aqui no Brasil carros como BMW Série 7, Mercedes Classe E e Audi A7, que custam entre R$ 500 mil e R$ 800 mil, a depender da versão, já que essas montadoras aplicam roupagens e motorizações diferentes em cada um deles, como por exemplo a Mercedes e o time AMG, sua divisão esportiva.
Porsche Panamera 4S e-Hybrid: Vale a pena?
O Porsche Panamera pode ser considerado o sedan ideal para famílias mais abastadas e que não abrem mão de esportividade e conforto. Com motor visceral e poderoso, consumo digno de 1.0 e muita segurança, ele vale muito a pena, independentemente de sua versão.
O Porsche Panamera 4S e-Hybrid pode ser adquirido por preços que partem de R$ 750 mil, sem os opcionais. Há, porém, versões que custam a partir de R$ 650 mil.
No Canaltech, o Porsche Panamera 4S e-Hybrid foi avaliado graças a uma unidade da versão 2020 cedida gentilmente pela Porsche Brasil.