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Review Mercedes-Benz C200 | Adequação ao mercado sem perder a essência

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Review Mercedes-Benz C200 | Adequação ao mercado sem perder a essência
Review Mercedes-Benz C200 | Adequação ao mercado sem perder a essência

Lançado no comecinho de 2022, o novo Mercedes-Benz Classe C veio para tornar a vida do líder de mercado no segmento premium, o BMW 320i, mais complicada e acirrada. E mesmo com todos os seus predicados, sedan da Mercedes não consegue emplacar nas vendas.

A razão para isso não está necessariamente no produto, que é extremamente competente e pode, sim, duelar com o rival bávaro em condições de igualdade. O problema, aqui, está muito mais ligado a razões mercadológicas.

Seja como for, depois de avaliar o C300, a versão topo de gama, e agora com o C200, dá para dizer que, se tivesse chegado antes ao mercado, a disputa seria bem mais acirrada.

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Conectividade, Segurança e Tecnologia

A experiência tecnológica com o Mercedes C200 foi bem parecida com a do C300. Mas, naturalmente, aqui temos itens a menos em relação ao modelo topo de linha. De todo modo, de série, há uma boa gama de recursos.

A começar pela central multimídia, exatamente a mesma da versão mais cara, mas com alguns recursos a menos, como o GPS nativo de realidade aumentada. Aqui, há uma versão bem competente, mas sem esse atributo realista.

A tela tem mais de 12 polegadas e conversa bem com o resto da cabine, embora fuja um pouco do que a Mercedes sempre fez em termos de harmonização interior. Há a clara proposta de ser mais jovial aqui, mas é algo que abordaremos mais para frente.

Há, de série, a inteligência artificial MBUX, que responde a comandos de voz e pode executar algumas funções dentro do carro, como mudar a temperatura do ar-condicionado ou abrir a cortina do teto solar.

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Já com relação aos assistentes de condução, o C200 não decepciona. Há o piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência e a possibilidade detectar carros parados (além de pedestres e ciclistas), alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego e detector de fadiga.

Mesmo sendo a versão de entrada do Classe C, seus recursos funcionam quase do mesmo modo que acontece no C300. A diferença está no sistema de manutenção em faixa, que no modelo mais caro faz correções ativas mais presentes, e na qualidade do radar, que detecta até carros em outras faixas.

No mais, o C200 traz uma condução extremamente segura. Em situações de mudança de faixa, ele dá um tapa no volante quando estiver vindo um carro na outra via ou faixa. O piloto automático adaptativo é dos mais precisos que já vimos e tem a função stop & go, o que torna as coisas ainda mais confortáveis.

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Além de tudo isso, há seis airbags, controles de estabilidade e tração, vetorização de torque, frenagem pós-colisão, roteamento Wi-Fi com conexão do celular, atualizações over-the-air e sistema de som Burmester.

Experiência de uso e Conforto

A grande mudança no Mercedes-Benz Classe C está no seu comportamento dinâmico. Muito embora não tenha a mesma tocada esportiva de seus rivais, a Mercedes soube como trabalhar o sedan em sua nova geração, com a chegada da plataforma MRA 2.

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Se a ideia é atrair um público mais jovem, mas sem perder seus clientes habituais, a montadora teve que dar um toque a mais de rigidez na suspensão e na carroceria, mas sem perder o conforto habitual. Mesmo sendo um carro de tração traseira, o comportamento é extremamente seguro e na mão.

Para levar esse sedan de mais de 1.600kg, a Mercedes melhorou o motor 1.5 turbo. Agora ele tem 204cv e 30,6 kgf/m de torque, sempre aliado a um câmbio automático de nove marchas e um pequeno motor elétrico de 20cv e 20,4 kgf/m de torque, que não influencia tanto no desempenho, mas ajuda — e muito — no consumo.

O 0 a 100 km/h em nossos testes foi anotado em 7,4s, com a adoção do modo Sport+ na condução, que deixa o carro mais nervoso. Já com relação ao consumo, a surpresa foi bem positiva.

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Na estrada, chegamos a marcar médias de 16,8 km/l, enquanto na cidade, conseguimos chegar em 10,7 km/l, sempre com gasolina, vidros fechados e ar-condicionado ligado.

A explicação para um consumo tão bom está nos momentos em que esse pequeno motor elétrico de 48V entra em ação. A ajuda no desempenho é bem tímida, mas ele age em outras funções do carro e permite um trajeto em cruzeiro, com rodas-livres.

Já com relação ao espaço interno, nada muda em comparação ao C300. Não dá para dizer que o sedan é apertado, mas pessoas com mais de 1,80m podem não gostar. O porta-malas, por sua vez, é de 455 litros.

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Os itens de conforto são bem servidos. Há, por exemplo, ar-condicionado digital de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento, câmera de ré, ajustes elétricos dos bancos dianteiros, cromoterapia, sistema auto-hold, freio de mão eletrônico, comandos do multimídia no console central, chave presencial e partida por botão.

Design e Acabamento

Pouco muda no Mercedes C200 em relação ao C300. No modelo mais caro, os faróis full LED são, também, matriciais e adaptativos. Na aparência, porém, tudo é idêntico, inclusive as rodas inspiradas na Fórmula 1.

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O acabamento, por sua vez, é um pouco mais simples e recebeu críticas de parte da mídia especializada por ter “piorado” em relação à geração anterior. Para ser sincero, achamos tudo bem luxuoso, mas o C200 anterior tinha, sim, um pouco mais de requinte. A ideia de deixar o carro mais jovem pode ter atrapalhado nesse sentido.

Concorrentes

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Os rivais diretos do Mercedes-Benz C200 são os já conhecidos e tradicionais BMW 320i e o Audi A4, muito embora clientes do Audi A3 também possam ser atingidos pelo C200. Outro carro que deve disputar com o Mercedes e os demais alemães é o BYD Seal, a depender do preço que ele for lançado (chutamos R$ 350 mil), mesmo sendo elétrico. Os preços variam de R$ 320 mil a R$ 390 mil.

Mercedes-Benz C200: O sedan premium alemão vale a pena?

A atual geração do Mercedes-Benz Classe C demorou a chegar e isso lhe deu uma enorme desvantagem mercadológica na comparação com rivais. Mesmo assim, o sedan é um produto e tanto e vale, sim, a pena.

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Há ótimo desempenho, conforto de sobra e muita tecnologia. O público-alvo, acostumado com o luxo e as características vitais desse modelo, seguem sendo atendidos, mas pessoas mais jovens devem observar as mudanças e considerar levar esse carro para casa.

O Mercedes-Benz C200 AMG-Line pode ser encontrado em todo o Brasil por R$ 359.990.

No Canaltech, o Mercedes-Benz C200 AMG-Line foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.