Publicidade

5 motivos para explicar porque o Tera será um ícone da Volkswagen

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen

No dia 25 de maio de 2025, a Volkswagen lançou oficialmente o Tera, um SUV compacto que tem o objetivo de dominar o mercado brasileiro. 

Chamado pela própria marca como sucessor do Gol e com direito até a easter egg, o modelo chegou com tudo e promete crescer (muito) nas vendas nos próximos meses. 

Porém, esse rápido sucesso do Tera não está acontecendo por acaso. A Volkswagen sempre tratou (e ainda trata) o SUV como um sucesso, até mesmo durante o desenvolvimento do veículo. Mas isso só poderá ser confirmado ao longo dos anos. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, trazemos 5 motivos para explicar porque o Volkswagen Tera será um ícone da marca no Brasil.

5. 12 mil unidades em 50 minutos

Durante o lançamento do Tera nas 472 concessionárias da Volkswagen espalhadas pelo Brasil, o modelo registrou a venda de 12 mil unidades em apenas 50 minutos no começo deste mês. 

Esse número dá uma média de 240 carros por minuto, além de se equiparar ao total de vendas do Volkswagen Polo no mês de maio (12.911 unidades). 

4. Nota máxima em segurança

A Latin NCAP divulgou na última quarta-feira o desempenho do SUV em seus testes de segurança. O Tera recebeu nota máxima (5 estrelas), superando rivais e até mesmo o VW Polo, que saiu do mesmo teste com 4 estrelas. 

O secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, classificou o resultado do SUV como um marco para o setor e ainda afirmou que as 5 estrelas de segurança podem ser padrão para o setor, mesmo se tratando de um “carro popular”.

Continua após a publicidade

Para conseguir este resultado, o VW Tera vem equipado de série com pacote ADAS, composto por: ESC (controle de estabilidade), AEB (sistema de frenagem autônoma), assistência de velocidade, monitoramento de ponto cego e de centralização em faixa e seis airbags. 

3. “Sucessor espiritual” do VW Gol

Durante o desenvolvimento do projeto, a própria Volkswagen apontou o Tera como o “sucessor espiritual” do Gol. Essa classificação, é claro, pode ser um pouco perigosa, levando em consideração o sucesso do antecessor. 

Continua após a publicidade

Porém, o objetivo da fabricante é conseguir realizar com o Tera um resultado parecido, já que se trata de um carro “acessível” e “barato”. 

Até o momento, o planejamento da Volkswagen tem dado certo, mas apenas o desempenho do SUV nos próximos meses poderá garantir isso. 

2. Easter egg 

Continua após a publicidade

Para comprovar o que foi falado acima, a Volkswagen adicionou até um easter egg na base do vidro da tampa do porta-malas do SUV. 

Trata-se de um pequeno adesivo com as silhuetas do Fusca, do Gol e no fim o Tera. O desenho pode ser considerado como uma “linha do tempo" e mostra o real objetivo da Volkswagen com o novo modelo: liderar o mercado brasileiro. 

Continua após a publicidade

1. “Barulho” no lançamento

Logo após o lançamento do Volkswagen Tera, diversos fabricantes (como Fiat e Renault) baixaram os preços de seus produtos. 

Pulse e o Kardian, principais rivais do SUV da VW, passaram por uma redução de preço, com descontos de R$ 9 mil a R$ 19 mil, dependendo da versão. 

Até mesmo o Dolphin Mini, carro elétrico de entrada da BYD, passou por uma pequena redução. A versão de entrada do hatch está agora R$ 3 mil mais barato, partindo de R$ 115.800. 

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Peugeot 2008: conheça detalhes do SUV compacto