Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja quais são os cargos mais buscados por empresas que procuram desenvolvedores

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Agosto de 2021 às 19h20

Link copiado!

Christina Morillo/Pexels
Christina Morillo/Pexels

A profissão de desenvolvedor está em alta. Uma pesquisa da startup de recrutamento Revelo, com 27 mil especialistas da área, mostra que a profissão foi a mais buscada pelos selecionadores no segmento de tecnologia na plataforma em 2020.

Esse profissional cria softwares, websites, programas, sistemas, redes sociais, aplicativos e todas as demais ferramentas digitais do dia a dia. As especialidades mais comuns da carreira são back-end (que cuidam da estrutura interna do sistema, com 24,4%), front-end (que atuam nos elementos visíveis, com 16,5%) e full-stack (para ambas as funções, com 26,7%).

Segundo a Revelo, 62% dos especialistas da área têm curso superior completo em Tecnologia, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia e Ciência da Computação. Outros segmentos de atividade incluem business intelligence, data science, product owner, infraestrutura, mobile, DevOps e outros.

Continua após a publicidade

Os conhecimentos mais buscados para esses perfis são Java, React.JS, Javascript, SQL e Node.JS. “Ter noções de inglês também facilita as contratações, já que as ferramentas de atuação dos profissionais estão nessa língua”, destaca Juliana Carneiro, diretora de marketing e experiência do candidato da Revelo.

Desigualdade de gênero

A pesquisa da Revelo indica que apenas 20% das pessoas desenvolvedoras declaram-se do gênero feminino. E apenas 9,2% dessas mulheres têm mais de 7 anos de atuação na carreira. A desigualdade aparece, ainda, na remuneração: embora a média seja entre R$ 6,4 e R$ 9,7 mil, apenas 30,5% das profissionais têm salários nessa faixa.

Continua após a publicidade

Existe maior representatividade feminina nas especialidades de product owner e business intelligence. Já nos segmentos de full-stack, infraestrutura e back-end, a proporção é de 10 homens para cada mulher.

Para quem deseja se especializar em tecnologia, a Revelo criou o programa Revelo Up. Em parceria com escolas especializadas, oferece mais de 250 cursos em escolas como Iron Hack, Tera, Mergo, Impacta e outras, com pagamento apenas após a formação.

Profissionais que usam a plataforma participam de seleções promovidas por empresas no Brasil, nos EUA e na Europa. Alguns desses processos são virtuais desde o convite para a entrevista até a contratação.