Publicidade

Tech Recruiter | Profissão está em alta e exige estas habilidades

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Reprodução/Edmond Dantès/Pexels
Reprodução/Edmond Dantès/Pexels

Uma pesquisa realizada pelo Gráfico Econômico do LinkedIn, que teve como base vagas publicadas na plataforma entre 2017 e 2021, apontou quais são os empregos que estão em alta na rede social profissional em 2022. A primeira colocação ficou com a posição de Tech Recruiter, profissional de RH responsável por contratar profissionais de T.I para empresas de tecnologia.

“Nos últimos anos, a demanda por profissionais de tecnologia, ainda mais de desenvolvedores e programadores, se tornou voraz”, explica o CEO da empresa de recrutamento e seleção Koud, Frederico Sieck. “Com o aumento das oportunidades, esse mercado acabou se inflacionando, os salários aumentaram e a troca de emprego ficou muito maior”, destaca.

Quais são as habilidades exigidas para um tech recruiter

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Uma pesquisa realizada pela plataforma tech Dio, que ouviu mais de 750 profissionais de RH de 50 grandes empresas de tecnologia, identificou as sete principais habilidades que são buscadas em tech recruiters. As características são conhecimento técnico em avaliação de fit cultural, noção em tecnologia, comunicação, resiliência, empatia, agilidade e persuasão.

Cada uma dessas características tem um grau de importância diferente para cada empresa, dependendo de quais skills são desejadas pela organização e qual tipo de funcionário está sendo procurado para cada vaga. Por isso, é importante para os profissionais que trabalhem um pouco de cada uma dessas características, visando se tornar um profissional completo e coeso.

Tech recruiter precisa conhecer bem a empresa

Um bom tech recruiter precisa, acima de tudo, ter grande conhecimento sobre o negócio que a empresa em que trabalha desenvolve. Ter um profissional de qualidade nessa posição pode ser o divisor de águas entre conseguir ter o melhor desenvolvedor possível em sua empresa, ou não, já que é ele quem “venderá a vaga”, em um cenário onde há um déficit enorme de mão de obra.

Nisso, o conhecimento técnico em avaliação de fit cultural entra como um skill fundamental para os tech recruiters. Essa característica é o que permite que os profissionais possam buscar e trazer profissionais que estejam alinhados com os valores da empresa contratante, além da filosofia de trabalho, o que pode minimizar o risco de frustrações no futuro, alinhando expectativas.

Para desenvolver as características buscadas pelas empresas, o profissional de RH que deseja se tornar um tech recruiter precisa se preparar e sempre aprimorar seus conhecimentos, para adquirir um bom trânsito entre as áreas de tecnologia e de recursos humanos. “Não adianta o Tech Recruiter ser bom na parte técnica e não saber avaliar outros quesitos pessoais”, conclui Frederico Siek.