Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hackathon SAS | Maratona hacker abre inscrições para desafios com uso de dados

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Janeiro de 2023 às 22h30

Link copiado!

Pexels/Christina Morillo
Pexels/Christina Morillo

O SAS, líder analytics, abriu as inscrições para o Hackathon SAS 2023. A empresa busca por grandes ideias, de especialistas e novatos em big data para desenvolver soluções que poderão ser levadas ao mercado ou implementadas em suas organizações. O programa inclui desenvolvedores, estudantes, startups, clientes e parceiros SAS — oferecendo inspiração e experiência prática, tanto para os iniciantes quanto para quem quer atualizar suas habilidades.

Einar Halvorsen, diretor principal sênior do programa no SAS, convida cientistas de dados e entusiastas a olharem para os maiores desafios de sua indústria e do seu bairro. "Como vocês usariam a tecnologia SAS, ferramentas em código aberto e dados para ‘hackear’ uma solução que melhore seu mundo?", questiona.

Segundo a Dataversity, apenas 21% dos jovens entre 16 e 24 anos são alfabetizados em dados, sendo que apenas 24% da força de trabalho global se considera “completamente” alfabetizada em dados. Na edição de 2022, o evento contou com 1.300 pessoas de 75 países, formando mais de 50 equipes que apresentaram seus casos.

Continua após a publicidade

Segundo Peter Lundqvist, diretor principal do programa no SAS, as equipes terão um mentor SAS, acesso livre à suite de software líder e um mês para "acelerar sua visão". Os participantes também terão acesso a meios de capacitação, incluindo laboratórios virtuais de aprendizado, treinamentos e muito mais.

Soluções da última Hackathon SAS

Os participantes da última edição usaram a SAS Viya, plataforma de inteligência artificial (IA), analítica e de gerenciamento de dados, combinado com linguagem natural, machine learning, modelagem avançada, entre outros recursos, para alcançar os seguintes resultados:

  • Equipe LangTech: O time de cientistas de dados camaroneses documentaram quatro das línguas indígenas de Camarões, preservando seu legado cultural e possibilitando melhores serviços locais e maior participação na conversa nacional;
  • Equipe War on Cancer: Durante a Hackathon SAS, a equipe entrevistou usuários do popular aplicativo para pesquisa de câncer para compreender melhor o estado da saúde mental dos pacientes. Como resultado, eles obtiveram diversos insights para ajudar profissionais da saúde e chatbots que orientam os pacientes para os recursos de saúde mental;
  • Equipe JAKSTAT: A equipe vencedora da Hackathon SAS 2022 desenvolveu uma plataforma para otimizar o auxílio emergencial contra a COVID-19 liberado para as pequenas empresas que formam a maioria da economia indonésia, estimulando resiliência entre empreendedores na capital e no país todo.
Continua após a publicidade

Como se inscrever?

Os interessados em participar da Hackathon SAS podem se inscrever pela página da maratona até o dia 28 de fevereiro. É possível ainda acompanhar as conversas sobre o evento no SAS Hacker’s Hub e pela hashtag #SASHackathon no Twitter e LinkedIn.

Confira os requisitos para participar, a seguir;

  • Uma equipe pode ter de dois a dez membros com qualquer combinação de funções;
  • As equipes podem incluir pessoas dentro de sua organização, sua organização e um parceiro de tecnologia ou indivíduos que desejam ingressar em um grupo;
  • Os parceiros de tecnologia podem criar equipes com clientes e alunos;
  • O problema pode ser um problema do cliente;
  • Os clientes que trabalham com um parceiro de tecnologia também podem estar trabalhando juntos em uma parceria que leve a um novo mercado;
  • As equipes devem usar seus próprios dados;
  • As equipes possuem seu próprio IP.