66% dos profissionais de TI criticam complexidade de ambientes no setor

Por Redação | 27.04.2016 às 22:45

A Ipswitch, empresa de soluções de gestão de TI de baixo custo, divulgou nesta quarta-feira (27) um estudo recente que mostra como as equipes de tecnologia da informação estão lidando com a complexidade cada vez maior de aplicativos e infraestrutura corporativos.

Batizado de "The Challenges of Controlling IT Complexity" (Os Desafios de Controlar a Complexidade de TI, na tradução livre), o estudo aponta que os entrevistados reconhecem que, atualmente, os ambientes de TI são muito complexos, fator que torna cada vez mais difícil a realização de suas atividades. Em geral, as equipes de TI se sentem sob o risco de perder o controle dos ambientes corporativos, especialmente diante das atuais exigências geradas por novos dispositivos, tecnologias e requisitos de desempenho.

De acordo com o relatório, 66% dos participantes acreditam que a crescente complexidade dos ambientes de TI dificulta a chance de os colaboradores obterem sucesso em suas atividades. Outros 88% querem ferramentas para gerenciamento de TI que ofereçam mais flexibilidade de monitoramento e menos restrições. E mais da metade dos entrevistados (54%) disse que os atuais modelos de licenciamento de software são caros, rígidos e complicados.

Entre os desafios de gerenciamento que mais preocupam as equipes de TI estão: equipamentos móveis e redes sem fio (55%), aplicações em nuvem (50%) e aplicações em banda larga, como vídeo ou streaming (41%).

Além disso, cerca de 44% das equipes de TI não estão monitorando tudo o que gostariam em suas redes, ou não sabem se estão. Como resultado disso, as equipes de profissionais de TI têm gastado tempo demais entre uma ferramenta e outra, na tentativa de obter uma visão mais acurada do desempenho da respectiva infraestrutura e seus aplicativos.

Mesmo com todas estas ferramentas, as equipes de TI reconhecem que não estão monitorando tudo o que gostariam para garantir o controle do ambiente. As maiores razões para isso são: orçamento (28%), falta de pessoal (18%) e complexidade do ambiente (15%). Finalmente, 4% dos respondentes disseram que os modelos de licenciamento dos softwares de gerenciamento são caros, rígidos e complicados de lidar.

Por outro lado, aqueles que disseram estar monitorando e gerenciando os sistemas utilizados em suas organizações estão usando várias e diferentes ferramentas para checar suas redes.

"Com a pressão trazida por esta complexidade cada vez maior, as equipes de TI estão procurando por ferramentas de gerenciamento que permitam controlar com segurança seus ambientes e garantir operações e desempenho 24 horas por dia, sete dias por semana", disse Jeff Loeb, CMO da Ipswich. "As equipes modernas precisam de soluções de gerenciamento fáceis de testar, adquirir e utilizar, e que sejam flexíveis e acessíveis", completou.

O relatório completo da Ipswitch está disponível neste link (em inglês). A pesquisa foi realizada entre março e abril de 2016 e abordou o atual estágio do monitoramento e gerenciamento das redes de organizações de todo o mundo pela percepção de mais de 1,3 mil tomadores de decisão da área de TI.